quinta-feira, 18 de novembro de 2021

DEPOIS DO CONFINAMENTO PANDÊMICO AGORA É A VEZ DO CONFINAMENTO CLIMÁTICO: GOVERNO INDIANO VAI DECRETAR LOCKDOWN EM NOVA DELHI POR CONTA DA POLUIÇÃO, UM MERO PRETEXTO PARA DESTRUIR A ECONOMIA E CONTEMPLAR NOVAMENTE O CAPITAL FINANCEIRO 

Na sexta-feira da semana passada (12/11) em meio à COP26, a rede britânica Sky News negou que houvesse planos para que países impusessem "confinamentos climáticos" e que se tratava de outra “teoria da conspiração” inventada pelos “negadores da pandemia”. “A ‘nova teoria’ mais comum dos conspiranóicos é a alegação de um futuro 'bloqueio climático', no qual os países ficarão presos por longos períodos para cumprir as metas das mudanças climáticas”, publicou a rede de televisão murdochiana.

O artigo citou Callum Hood, do Center to Counter Digital Hate, dizendo que os negacionistas estão espalhando supostos planos de "bloqueio climático" para justificar suas teorias sobre a pandemia. “Enquanto muitas das restrições da Covid estão sendo suspensas, alguns desses grupos [negacionistas] afirmam que o 'bloqueio climático' será usado para atingir os mesmos objetivos”, acrescentou.

Apenas três dias depois, a Sky News caiu em uma “barriga”: O governo de Nova Delhi, capital da Índia, se prepara para impor o confinamento social, desta vez por causa da poluição do ar, anunciou a NPR, a rádio pública dos Estados Unidos. “A poluição do ar em Nova Delhi é tão grave que as autoridades pedem o confinamento da cidade”, afirmou a manchete. Viagens "não essenciais" serão proibidas e dezenas de milhões de pessoas terão que trabalhar em casa de forma remota se puderem, ou então serão dispensados. “A Suprema Corte da Índia pediu o fechamento da capital, Nova Delhi. Foi devido a uma emergência de saúde, mas não é covid-19. É sobre a poluição do ar ”, acrescentou o artigo.

As autoridades municipais planejam evitar todas as viagens "não essenciais" nas estradas da região da capital e ordenam que dezenas de milhões de pessoas trabalhem em casa. As obras públicas e privadas também serão encerradas, assim como as escolas, muitas delas reabertas após o confinamento sanitário. Estima-se que a medida vai gerar mais de um milhão de desempregados somente na capital indiana. O ministro-chefe de Delhi pediu aos países vizinhos, como o Paquistão, que considerassem a imposição de medidas semelhantes.

Estamos na presença de algo mais grave do que projeções de “teorias e conspirações”. Falamos sobre os planos de confinar novamente a população de Nova Delhi e as autoridades indianas não fazem segredo disso. A pandemia abriu caminho e agora em vez de se reduzir a um vírus, o que o capital financeiro pretende é destruir a produção industrial dos países periféricos (e até de muitos considerados desenvolvidos), os submetendo a condição de reféns da governança global do capital financeiro (contraindo dívidas astronômicas junto ao rentismo internacional), ou melhor dizendo... ingressando no melhor dos mundos do “capitalismo verde”..