terça-feira, 16 de novembro de 2021

METAVERSO: UM BIG BROTHER PLANETÁRIO A SERVIÇO DA DOMINAÇÃO REAL DA HUMANIDADE PELA GOVERNANÇA GLOBAL CAPITALISTA 

O Metaverso é uma realidade virtual planetária que está sendo patrocinada pela Big Tech onde a sua pretensa liberdade de escolha, locomoção, opção política e de consumo é tão livre quanto os senhores tecnológicos do grande capital permitem. Não estamos apenas escravizados por tecnologias que pretendiam em tese tornar nossas vidas mais fáceis. Nós nos tornamos escravos delas que são controladas por grandes corporações capitalistas. Microsoft, NVIDIA, Facebook e Epic Games são algumas companhias que apostam no Metaverso como futuro das interações sociais totalmente sob seu controle, alienando em massa as novas gerações e perseguindo os "rebeldes" que se opõem a esse caminho. O Blog da LBI vem alertando que nos últimos meses, com a pandemia orquestrada pelo grande capital, estão sendo lançadas de forma mais acelerada as bases sociais, econômicas e ideológicas para uma nova ordem social totalmente digitalizada e controlada pelo grande capital, projeto que conta com a cumplicidade direta da esquerda domesticada, no Brasil representada pelo PT de Lula. Não por acaso, em meio à crise sanitária global, o Fórum Econômico Mundial lançou a agenda da reconfiguração do capitalismo dentro do que definem como “Grande Reset Global”. 

Para onde quer que você olhe, as pessoas estão tão viciadas em seus dispositivos de tela conectados à Internet - smartphones, tablets, computadores, televisores - que podem passar horas submersas em um mundo virtual onde a interação humana é filtrada por meio da tecnologia. Isso não é liberdade. Isso nem mesmo é progresso. 

Com uma ideia clara do que é o Metaverso, agora vamos falar sobre como grandes empresas do mercado de tecnologia estão buscando implementar o conceito no dia a dia da sociedade. Começamos pela Meta (Novo nome do Facebook) que aposta em realidade aumentada e virtual como o futuro das redes sociais. Através do óculos VR, a empresa busca criar um mundo virtual onde as pessoas podem construir avatares e se conectarem em qualquer parte do mundo. Será possível socializar, jogar, além de permitir ao usuário visitar lojas virtuais em 3D para realizar a compra de produtos. Em resumo, vamos viver em mundo paralelo enquanto somos escravizados no dia-a-dia pela real exploração capalista baseada na mais valia como nos ensinou Marx.

Trata-se de uma tirania tecnológica e controle com mão de ferro entregues por meio do estado de vigilância, gigantes corporativos como Google e Facebook e agências de espionagem dos governo, tendo o passaporte-covid uma pela inicial desse grande controle. Estamos tão consumidos em nos valer de todas as tecnologias mais recentes orferecidas pelo mercado captialista a peso de "ouro" que nossa dependência abjeta de aparelhos e aparelhos conectados à internet está nos preparando para um futuro em cuja liberdade é uma ilusão.

No entanto, não é apenas a liberdade que está em jogo. A própria humanidade está em jogo.

À medida que as tecnologias que alimentam esses dispositivos tornaram-se cada vez mais sofisticadas, elas também se tornaram cada vez mais difundidas, abrangendo tudo, desde escovas de dente e lâmpadas a carros, medidores inteligentes e equipamentos médicos.

Espera-se que, até 2030, todos vivamos a Internet dos Sentidos (IoS), habilitada por Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação. A Internet of Senses depende da tecnologia conectada que interage com nossos sentidos de visão, som, paladar, olfato e tato por meio do cérebro como a interface do usuário.

A Microsoft anunciou recentementeo Mesh for Microsoft Teams. Segundo a empresa, a ferramenta é uma porta de entrada para o Metaverso onde os usuários poderão interagir uns com os outros através de "experiências holográficas compartilhadas". Em uma publicação oficial, a Microsoft afirma que pensa no Metaverso como: "Uma nova versão - ou uma nova visão - da internet, onde as pessoas se reúnem para se comunicar, colaborar e compartilhar com presença virtual pessoal em qualquer dispositivo".

Este é o metaverso, envolto no canto da sereia da conveniência e vendido para nós como o segredo do sucesso, do entretenimento e da felicidade. É uma promessa falsa, uma armadilha perversa para nos apanhar, com um único objetivo: controle total pela governança global do capital financeiro. O Metaverso é apenas o Big Brother disfarçado!