domingo, 21 de novembro de 2021

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO CHILE: ESQUERDA REFORMISTA CONDUZ O PROLETARIADO A MAIS UMA DERROTA HISTÓRICA

Com 91,52% das urnas escrutinadas (42.914 de 46.887), o candidato da extrema ultradireita, José Antonio Kast, vence com 28,01% dos votos (1.787.470). Em segundo lugar está o candidato da coalizão de centro-esquerda “Eu Aprovo a Dignidade”, Gabriel Boric, com 25,64% dos votos (1.635.715). Em terceiro lugar está o neoliberal direitista ,Franco Parisi, do Partido do Povo, com 12,97% dos votos (827.362), seguido por Sebastián Sichel, do “Chile Podemos Más”, apoiado pelo presidente neofascista Sebastián Piñera, com 12,61% (804.668); e o quinto é Yasna Provoste, da coalizão de centro (Democrata Cristão)Novo Pacto Social, com 11,72% dos votos (747.880). 

Com estes resultados, está assegurado um segundo turno, previsto para 19 de dezembro, entre os dois candidatos mais votados, Kast e Boric. O regulamento exige que uma candidatura tenha 50% mais um dos votos para chegar à presidência no primeiro turno. Os dois candidatos também da direita que conquistaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente Parisi e Sichel, já anunciaram apoio a Kast, o que torna uma “virada” de Boric no segundo turno algo muito improvável. Nesta senda, o Chile que viveu em 2019 e início de 2020 as maiores mobilizações de massa de toda sua história, poderá ver o retorno a La Moneda do herdeiro político mais legítimo do açougueiro terrorista Augusto Pinochet. 

Uma primeira lição programática que os Marxistas podem abstrair desta desastrosa eleição chilena é bem clara, a sabotagem política contra as ações diretas das massas e suas mobilizações de rua, realizada pela esquerda reformista em nome da vigência do calendário eleitoral, seja o pleito da Comissão Constituinte no início do ano ou agora das eleições presidenciais, resultaram em mais uma derrota histórica para o proletariado, finalizando na ascensão de um provável governo nazifascista, ainda mais repressor e entreguista do que o atual Piñera. É necessário e urgente romper com as cretinas ilusões parlamentares da esquerda reformista, para preparar a derrubada do futuro governo assassino de Kast pela via da revolução socialista!