quinta-feira, 18 de novembro de 2021

GLOBO ADERE A CAMPANHA “LULA LÁ”: FAMIGLIA MARINHO DIZ QUE VIAGEM DE “BEIJA-MÃO” DO PETISTA AO IMPERIALISMO EUROPEU “É UM SUCESSO!” 

A Globo chegou a conclusão que “Bolsonaro é fiasco internacional; Lula é sucesso”. A emissora da Famiglia Marinho destaca que o petista é recebido "com protocolos de chefe de Estado" pelos representantes do imperialismo francês e alemão. Essa foi a legenda na tela da emissora, em referência a uma fala da comentarista Eliane Cantanhêde durante a edição do programa “Em Pauta” desta quarta-feira. Pouco antes, a legenda era: “Lula é recebido por Macron com protocolos de chefe de Estado”. Durante o programa, os jornalistas fizeram comparações entre o giro de Lula pela Europa, que já contou com encontros, além de Macron, com o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, além do prêmio recebido pelo petista em Paris, com viagem de Jair Bolsonaro. Os elogios a Lula no “Em Pauta” duraram cerca de 20 minutos, com direito a comentários sobre o ex-presidente ser “polido” e de que “ninguém quer falar com o Bolsonaro”. A direção nacional do PT sonha com o aval da Casa Branca e das Organizações Globo para Lula voltar ao Planalto fincado em um “pacto civilizatório” burguês que tire Bolsonaro de cena e estabeleça um governo de pacto social que vai do PSDB até o PCO!

O dirigente petista já se encontra em estágio avançado para costurar novamente os farrapos da antiga “base aliada”, em sua esmagadora maioria convertida ao golpismo. Nesse sentido, buscou uma aproximação com a Rede Globo neste ano. Em março de 2021 Lula disse "espero que o Jornal Nacional de ontem seja o novo padrão de jornalismo da Globo", tanto que definiu como "épica" a edição do dia 9 de março do Jornal Nacional, que fez a cobertura do julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Lula e o PT não mudaram e tampouco mudarão sua estratégia política de governar com a burguesia, mesmo tendo sido golpeado por ela, por uma razão bem simples a luz do marxismo: O PT tem sua natureza programática fincada na classe dominante, ou seja, é um dos partidos da burguesia nacional, sua ala esquerda mais precisamente. Por isso a compulsão política por voltar a reeditar o pacto social, na gerência do Estado capitalista.

Aqui não se trata de uma questão de “lealdade ou traição”, o “DNA” político do PT nada tem a ver com a classe operária, da qual é a grande referência e que também controla a quase totalidade de suas entidades. Porém entre ser a grande referência político/eleitoral e pertencer organicamente a classe operária, tem uma diferença brutal que diz respeito a escolhas de estratégia e não simplesmente a conjuntura momentânea. O PT é um dos partidos do capital, sua existência política está a serviço de administrar seu Estado, tentando impulsionar sua agenda de neodesenvolvimento econômico, quando a situação do mercado mundial permita este tipo de gestão “progressista”.

Foi-se o tempo que tinha peso na esquerda reformista pensamentos como o de Brizola que costumava afirmar em sua vasta sabedoria política uma máxima que respeitamos até hoje apesar de todas as diferenças políticas e ideológicas que tivemos com um dos últimos representantes do nacionalismo burguês no Brasil: “Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”.

Como se vê, a direção petista e seus apoiadores na Globo, como José de Abreu, estão em êxtase, porque até agora tudo caminha para uma aliança eleitoral da Família Marinho com Lula, Globo e PT “tudo a ver”!