sexta-feira, 1 de maio de 2020

MENSAGEM AO 1º DE MAIO ENVIADA PELO MOVIMENTO PRÓ-ANISTIA DA ESPANHA: AGORA, MAIS DO QUE NUNCA, LUTEMOS POR VERDADEIRAS LIBERDADES POLÍTICAS E SINDICAIS!


Estamos enfrentando este dia de primeiro de maio em meio da pandemia de Covid-19 e sob o estado de decreto de alarme imposto pelo PSOE-Governo Unido Podemos.  Além da falta de direitos e liberdades democráticas na Espanha, foram acrescentadas a perda da liberdade de movimento e uma forte militarização do espaço público, aproveitando a crise da saúde como pretexto. O aumento do controle social, brutalidade policial e ofensiva da mídia para legitimar as medidas antecipam um cenário fortemente repressivo em antecipação a futuras lutas e protestos.

A emergência devido à propagação do vírus tem sido especialmente grave no Estado espanhol, principalmente devido aos sucessivos cortes de saúde nos últimos anos pelas administrações burguesas (estatais e autônomas) e por não terem os recursos de saúde  em particular, apesar de o governo "progressista", por decreto de estado de alarme, ter essa possibilidade.

As condições de vida da classe trabalhadora pioraram bastante.  As taxas de desemprego e exploração estão aumentando, e a falta de medidas de proteção e higiene para quem ainda mantém o emprego fazem parte do dia a dia.

Como resultado da pandemia, estão ocorrendo fortes mudanças na esfera econômica, marcadas pela destruição de grande parte dos setores produtivos e pela substituição por outros em uma nova fase de acumulação de capital e reestruturação financeira. Tudo isso implica generalizar a miséria e multiplicar a exploração da classe trabalhadora.

O Regime tentará obter oxigênio com a reedição dos Pactos da Moncloa, solicitando a colaboração dos diferentes partidos e garantindo sua manutenção, ou seja, a manutenção da propriedade privada, a unidade indivisível do Estado dos monopólios e  a continuidade do monarquia-fascismo.

É urgente organizar a resposta à dura realidade que sofremos. Lute por nossos direitos e liberdades e recupere as ruas, porque a crise da saúde não implicaria a perda de mobilização ou a virtualização do direito de protestar.

Organização fora do regime é o único caminho!
Viva a luta da classe trabalhadora!
Anistia total!

MOVIMENTO PRÓ-ANISITA
30 de abril