quinta-feira, 22 de junho de 2023

A IMPLOSÃO DO “SUBMARINO” TITAN COM UM PUNHADO DE BILIONÁRIOS VERSUS OS NAUFRÁGIOS DOS “BARCOS DA MORTE” COM MILHARES DE IMIGRANTES DA LÍBIA DEVASTADA PELA OTAN: QUANTO CUSTA A VIDA HUMANA NO CAPITALISMO?

A ampla e cansativa cobertura da mídia corporativa do mini-submarino Titan, que desapareceu enquanto fazia uma viagem turística até os restos do Titanic com a morte de 4 bilionários e, em contraste a esse grande destaque, a notícia de “pé de página” dos mesmos órgãos de comunicação de massa diante da morte de mais 200 imigrantes líbios na semana passada no Mar Mediterrâneo demonstram o quão diferente tem o valor da vida (e da morte) no capitalismo! Uma cobertura sensacionalista que não pode causar surpresa para o Marxistas que sabem que a luta de classes está em todos os terrenos da existência humana, inclusive no fundo do mar. Não por acaso o bombardeio pela mídia capitalista tentando sensibilizar os trabalhadores com uma história que envolve um "submarino" mequetrefe e ricos deslumbrados que pagaram por cabeça US$ 250 mil (ou R$ 1,2 milhão) para saciar sua curiosidade mórbida em turismo midiático, enquanto todos os dias milhares de imigrantes morrem fugindo da barbárie provocada pela OTAN na Líbia para impor a ofensiva imperialista que esses mesmos bilionários apoiam e se beneficiam sobre o cadáver dos explorados mundo afora!

Em resumo, para os ricos ampla operação de resgate com os métodos mais avançados disponíveis no mundo por parte da Guarda Costeira dos EUA e Canadá... para os imigrantes líbios, nada de resgate, ao contrário, imagens de corpos em centenas boiando nas costas da Grécia e Itália, com cadáveres empilhados apodrecendo a céu aberto.

Para os bilionários do Titan, apresentados cinicamente na TV e rádio como "verdadeiros exploradores", uma biografia detalhada de suas carreiras promissoras, seu sucesso profissional, o valor de suas empresas e relatos de seu "espírito de coragem" por todos os lados.

Enquanto isso, o anonimato de negros imigrantes em corpos sem estórias de vida, sem passado, presente e obviamente futuro, sem nome e sobrenome, apenas números que enchem as estatísticas dos crimes orquestrados pela OTAN e os governos das potências capitalistas, que não tem nenhum interesses em resgatar e dar publicadade a essa verdadeira chaga social provocada pela guerra de recolonização no Magreb africano. 

Em resumo, respondendo a pergunta que abre esse artigo do Blog da LBI, "Quanto vale a vida humana no Capitalismo?": Como vemos nesse caso claramente, depende de que classe social pertence o ser humano, quanto ele acumulou em dinheiro e fama em sua etérea existência...