terça-feira, 27 de junho de 2023

RAPINA CAPITALISTA: CONFERÊNCIA SOBRE “RECONSTRUÇÃO DA UCRÂNIA” PROJETA NEGÓCIOS IMEDIATOS DE 60 BILHÕES DE EUROS EM FUNÇÃO DA GUERRA DA OTAN

Chamada cinicamente de "Conferência sobre a Reconstrução da Ucrânia (URC)", o evento anual reúne grandes empresas capitalistas e governos imperialistas para fazer negócios em torno da suposta reconstrução imediata e a longo prazo da Ucrânia em função da guerra da OTAN contra a Rússia. A conferência de rapina projeta negócios em torno de 60 bilhões de euros revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly. “Não tínhamos previsto que esta fosse uma conferência de investidores. No entanto podemos totalizar um anúncio de um total de 60 bilhões de euros em negócios ligados ao apoio à Ucrânia” celebrou o canalha imperialista.

Entre os supostos "apoios" estão um mecanismo financeiro da União Europeia no valor de 50 mil milhões de euros ao longo dos próximos três anos, apoiado por garantias do Reino Unido do Reino Unido no valor de três mil milhões de dólares (2,75 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) durante o mesmo período para empréstimos junto do Banco Mundial. Em resumo, o rentismo ganhando com a guerra e a destruição da Ucrânia.

Quanto ao Pacto Empresarial para a Ucrânia, subscrito por empresas que se comprometem a apoiar a recuperação e a reconstrução daquele país, o chefe da diplomacia britânica disse que os "investimentos" tendem a aumentar. Atualmente, conta com cerca de 500 empresas de 42 países a nível mundial, cujo valor de capital junto supera a cinco mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros).

A URC 2023 contou com mais de mil participantes inscritos de pelo menos 60 países, dos quais cerca de 40 a nível ministerial, bem como líderes de organizações internacionais e dirigentes empresariais ávidos por lucrar com a guerra. No próximo ano, o país anfitrião da URC 2024 será a Alemanha.