quinta-feira, 8 de junho de 2023

DEZ ANOS DAS “JORNADAS DE JUNHO”: NÃO FOI A CIA QUEM INICIOU COMO ACUSAM OS LULOPETISTAS, NEM A ANTEVÉSPERA DA REVOLUÇÃO COMO PREGAVAM OS MORENISTAS 

Bastou o Lulopetismo atacar as “Jornadas de Junho de 2013” e os chamados “Black Blocs”, acusando-os de serem obra da CIA para desestabilizar o governo Dilma, que a Frente Popular e seus porta-vozes na blogosfera trataram de vociferar contra as organizações revolucionárias de esquerda (como a LBI) que participaram inicialmente dos protestos, acusando-nos de serem “aliados da direita” e “parteiros do golpe institucional” de 2016. A tática do PT era encobrir suas próprias responsabilidades de terem eles mesmos, com sua política de colaboração de classes com direita e as oligarquias regionais (como Cabral, Renan Calheiros e Ciro Gomes), pavimentado a reação neofascista que empestou o Brasil. A Frente Popular age com um “mágico”, com seu distracionismo político busca enganar incautos vendando os olhos para a verdadeira realidade que pariu as “Jornadas de Junho” e os “Black Blocs”: A impotência do governo Dilma em atender as demandas populares abriu caminho para a direita pautar o movimento que acabou por ser dominado por uma plataforma programática de “moralização da política” facilmente manipulada pelo neofascismo.

Este deslocamento ocorreu porque o fenômeno social das “Jornadas” nem de longe expressava um conteúdo revolucionário das camadas proletárias e mais oprimidas da população, ao contrário foram a manifestação de “indignação” da pequena burguesia com a precariedade dos serviços estatais. Neste processo multitudinal culparam o governo do PT por todas suas mazelas capitalistas e históricas, abrindo espaço para a entrada das forças neofascistas no movimento. O crescimento posterior desse espectro reacionário só confirmou nossa caracterização: estava em curso não um fenômeno eleitoral mais acima de tudo ideológico, com o fortalecimento de grupos fascistas e de extrema-direita para “combater o PT e sua suposta “ditadura comunista”.A partir de 2013, o processo desembocou no governo do neofascista Bolsonaro!

Naquele momento nós da LBI não fizemos apologia do “movimento revolucionário de Junho” (como o PSTU-PSOL-PCB) e, muito menos, fechamos os olhos para uma realidade dialética que exigiu dos Marxistas Revolucionários saber apontar onde nasce o “Ovo da Serpente” para não o menosprezar o seu perigo imediato e histórico! Ontem como hoje, polemizamos com o Morenismo que apresentava as “jornadas” como a antevéspera da revolução socialista.

Para nós da LBI, o movimento das “ruas” só poderá significar um ascenso realmente revolucionário quando de fato estiver “colado” à organização estrutural do proletariado e suas organizações revolucionárias de esquerda. Neste caso as “ruas” serão a legítima expressão política do movimento organizado nas fábricas, empresas e escolas. Como a própria luta de classes demonstrou, as “Jornadas de Junho” passaram bem longe da “revolução” e acabaram por “engordar” a direita.

A história política do país conhece muito bem o que é um genuíno movimento das massas, não está muito distante a campanha das “Diretas Já”, popularmente gerada a partir de um eixo democrático contra o regime militar. Milhões de pessoas saíram às ruas sob as bandeiras vermelhas da esquerda para lutar por liberdade política e quando as forças da reação acusaram a gigantesca mobilização de antipatriótica, foram cabalmente rechaçadas pelo movimento. Exatamente o inverso ocorreu nas “Jornadas de Junho”, quando as hordas conservadoras e antipartidárias hegemonizaram as “ruas” exigindo a expulsão das organizações de esquerda, obtiveram ampla aceitação e solidariedade da classe média e dos bandos neonazistas. Logo a principal reivindicação das “Jornadas” se transformou no “Fora o PT”.

O movimento revolucionário das ruas só surgirá realmente a partir da ação independente da classe operária, forjando na luta popular e de massas uma alternativa de poder que aponte a construção soviética da Ditadura do Proletariado. A demolição violenta deste regime burguês, democrático ou não, conduzida por um Partido Marxista Leninista, será a única esperança real para a libertação histórica e definitiva dos oprimidos por este sistema de governança do capital financeiro que ameaça o conjunto da humanidade com a barbárie.