sábado, 3 de junho de 2023

RÚSSIA DENUNCIA: “EUROPA É UM INSTRUMENTO OBEDIENTE DA CASA BRANCA, WASHINGTON DITA AS REGRAS NA OTAN”

É Washington quem dita as regras na OTAN, a Europa é um instrumento dócil nesta orquestra, declarou o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov nesta sexta-feira (2). "Infelizmente, na OTAN é Washington quem encomenda e paga a música. A Europa, os países europeus, são infelizmente instrumentos obedientes nesta orquestra", disse Peskov aos jornalistas. O porta-voz do Kremlin declarou também que a Rússia procurará proteger seus interesses, isso exclui a expansão da OTAN às custas da Ucrânia e a aproximação direta da Aliança Atlântica às fronteiras da Rússia.

"Rússia vai se esforçar para cumprir as suas tarefas, e a Rússia vai se esforçar para garantir os seus interesses e a sua segurança. Isso exclui tal expansão da aliança e seu avanço direto rumo às nossas fronteiras, incluindo a adesão da Ucrânia à OTAN", disse Peskov, respondendo ao pedido dos jornalistas para comentar as palavras do neozista ucraniano Vladimir Zelensky sobre a adesão da Ucrânia à OTAN.

Anteriormente, o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg observou em uma coletiva de imprensa que o bloco considera real a adesão da Ucrânia, mas ele não respondeu à pergunta se Kiev receberá um convite oficial para a Aliança na cúpula que decorrerá em 11 e 12 de julho na Lituânia.