quarta-feira, 7 de junho de 2023

PUTIN DENUNCIA: “DESTRUIÇÃO DA BARRAGEM DE KAKHOVKA FOI AÇÃO BÁRBARA E TERRORISTA DA UCRÂNIA COM O AVAL DA OTAN”

O presidente russo, Vladimir Putin denunciou que Kiev faz uma aposta perigosa na escalada, usa métodos terroristas e organiza sabotagens na Rússia. Ele também mencionou o ataque à usina hidrelétrica de Kakhovka na região de Kherson, observando que é "uma ação bárbara" e que levou a uma catástrofe ambiental e humanitária em grande escala.Segundo dados preliminares, entre 22.000 e 40.000 pessoas estão na zona do desastre, afetada pela inundação, após a destruição da barragem da hidrelétrica de Kakhovka, disse o governador interino da região de Kherson, Vladimir Saldo, ao programa Solovyov Live.

"De acordo com as projeções preliminares, é algo entre 22.000 e 40.000", respondeu Saldo à pergunta de quantas pessoas vivem na área inundada. O chefe do distrito de Novaya Kakhovka, Vladimir Leontiev, disse ao canal de TV Pervy que dezenas de pessoas ficaram presas em suas hortas das casas de campo devido às inundações, cerca de 100 pessoas estão aguardando resgate.

"O trabalho de resgate está sendo realizado para as pessoas que precisam de evacuação no momento", disse o funcionário. Na própria Novaya Kakhovka, às 09h00, horário local (03h00, horário de Brasília), o nível da água caiu cerca de meio metro, acrescentou Leontiev.

A parte superior da barragem e os equipamentos da usina hidrelétrica de Kakhovka foram destruídos por um bombardeio na noite de 6 de junho.

Como resultado, enormes volumes de água começaram a jorrar da barragem em direção às zonas inferiores. A evacuação da população está em curso.

De acordo com o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, ao destruir a usina hidrelétrica, o regime de Kiev tentou privar a Crimeia de água, porque o canal que abastece a península é alimentado pelo reservatório de Kakhovka, que em breve ficará muito reduzido.

Ele também associou essas ações criminosas às falhas das Forças Armadas ucranianas durante a tentativa malsucedida de contraofensiva.