sexta-feira, 16 de junho de 2023

MORREU ESTEBAN VOLKOV: NETO DE TROTSKY FOI RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR OS DOCUMENTOS HISTÓRICOS POLÍTICOS E PESSOAIS DO CHEFE BOLCHEVIQUE

Com profunda tristeza nos chegou hoje (16/06) a informação da morte do neto de Trotsky, Esteban Volkov, aos 97 anos. Volkov nasceu em Yalta, na península da Crimeia, onde viveu brevemente no exílio na Áustria e em Paris, antes que seus avós conseguissem assegurar sua chegada a Coyoacán, México. A casa em que viveram seus avós e onde Trotsky foi assassinado a mando de Stalin, funciona sem interrupção, desde 1990, como o Museu Leon Trotsky. A grande causa revolucionária de preservar o fio da continuidade histórica de Trotsky, apesar de uma atmosfera espessa de revisionismo, foi o que permitiu a Esteban Volkov elevar-se acima de suas esmagadoras tragédias pessoais, da sua infância até os dias de hoje.

Esteban ficou órfão aos 7 anos, quando foi enviado para um internato em Viena na Áustria. Leon Sedov, filho do segundo casamento de Trotsky e um dos principais dirigentes da Oposição de Esquerda na Europa, o adotou. Mas a GPU, a polícia política da URSS, assassinou Sedov durante uma hospitalização para realizar uma pequena cirurgia. Sedov não sobreviveu ao envenenamento urdido pelos agentes da GPU. Sua esposa disputou a custódia de Esteban com Trotsky e, finalmente, alguns amigos de seu avô conseguiram trazê-lo para o México.

Esteban "Sieva" Volkov dedicou seus últimos dias a preservar a memória histórica de seu avô, missão que reconhecemos como de grande importância para o Movimento Comunista Internacional.

A figura de Volkov, relatada por diversos amigos seus e simpatizantes do legado Trotskysta, revelava a existência de um ser humano humilde e de grande devoção pela defesa do legado histórico do titânico combate revolucionário travado pelo seu avô. Esteban, presente na luta do proletariado mundial!