quinta-feira, 8 de junho de 2023

ECONOMISTA MICHAEL HUDSON ADVERTE A CHINA: “COMPRAR TÍTULOS DA DÍVIDA DOS EUA SUBSIDIA O IMPERIALISMO” *

“Atualmente os investidores chineses estão muito preocupados com a crise do limite da dívida dos EUA. Todos sabemos que o limite de endividamento dos EUA não é um tema novo. Desde 1960, o governo dos EUA atingiu o limite da dívida 78 vezes. Qual será a gravidade desta vez, em comparação com as anteriores crises de endividamento dos EUA?

Provavelmente não será assim tão mau. Os republicanos e muitos democratas (incluindo Biden) querem reduzir as despesas com a segurança social, como, por exemplo, cortar os seguros de saúde e os benefícios para as mães solteiras, e querem aumentar as despesas com a defesa. Além disso, querem cortes nos impostos para o setor financeiro, imobiliário e de seguros, querem apenas gastar dinheiro para o setor financeiro e para os 1% ricos.

Sob Trump, o governo dos EUA reduziu os impostos sem cortar a despesa e, de fato, aumentou a despesa militar, pelo que agora o governo Biden tem de pedir dinheiro emprestado para sobreviver.

Todos os argumentos na mídia dizem:olhem para estes déficits do governo, não podemos continuar a apoiar o governo dos EUA a gastar dinheiro desta forma. Eles só querem criar um sentimento de medo para que possam cortar nas despesas de bem-estar social das pessoas comuns e continuar a gastar nas forças armadas. É o que dizem os republicanos.Continuaram a discutir a teoria da ameaça chinesa, dizendo que devemos proteger Taiwan da China continental e ajudar Taiwan a lutar contra a China. Este é o foco do debate bipartidário sobre as negociações do teto da dívida.

O governo dos EUA paga as suas dívidas e o Tesouro tem sempre capacidade para as pagar. O governo dos EUA simplesmente não se importa com a proposta do Congresso de reduzir a dívida porque o Congresso já apoia todos os seus programas de gastos. Portanto, se Biden diz, temos de concordar com os republicanos na redução das despesas com  a segurança social, porque Biden e a liderança democrata tornaram-se essencialmente republicanos.

Todos os países podem sempre criar dinheiro suficiente para continuar a funcionar quando querem ir para a guerra. Quando a Primeira Guerra Mundial começou, as pessoas diziam que a guerra acabaria em seis meses porque o governo ficaria sem dinheiro nessa altura. Mas os governos podem sempre imprimir dinheiro.

Hoje em dia, o governo pode fazê-lo de muitas maneiras: pode cunhar uma moeda de prata cinzenta deste tamanho e dizer que vale um bilhão de dólares e colocá-la no tesouro. De repente, o governo tem dinheiro suficiente para gastar, não precisa de tributar, não precisa de pedir dinheiro emprestado e cria dinheiro tal como os governos imprimiram dinheiro na 1ª e 2ª Guerra Mundial.

Se há um problema com o debate sobre o teto da dívida, é apenas uma farsa, porque o governo quer uma desculpa para cortar nas despesas com a segurança social e evitar gastar dinheiro com os 99% dos americanos comuns, e quer continuar a gastá-lo com os 1%.

Na China, cada vez mais dívidas são acumuladas nos bancos. Nesta altura, descobrimos que os bancos serão mais fortes do que o governo, que é o que os bancos querem. Este é basicamente o cerne do atual conflito na China. Quem é que lucrou com a prosperidade da China e ficou cada vez mais rico? Será o povo chinês e o governo, ou os banqueiros? Esta é a maior questão política na China este ano.

Quando o banco central da China usa dólares americanos como reservas cambiais, isso significa que emprestaram dólares americanos ao governo dos EUA. E o que é que o governo dos EUA faz com esses dólares? Grande parte é gasta em armamento na China, na Rússia, na Ásia e em todo o mundo.

Quando o governo chinês detém dólares, empresta dinheiro ao governo dos EUA para o cercar militarmente, tem dinheiro para se envolver em confrontos militares  e tem dinheiro para o ameaçar países para que não façam coisas de que os EUA não gostam.

Do ponto de vista do déficit global da balança de pagamentos dos EUA, durante a Guerra da Coreia, em 1951, e a Guerra do Vietname, na década de 1970, o aumento da dívida dos EUA foi causado por enormes despesas militares.

Por conseguinte, quando a Ásia detém dólares, isso significa que a Ásia está pagando as despesas militares dos EUA. O governo chinês tributa o próprio povo e depois dão a riqueza aos militares americanos para que eles possam construir bases militares para vos cercar e combater. Se o governo chinês não fizer o que os Estados Unidos querem, os Estados Unidos transformam Taiwan na Ucrânia e lutam até ao último taiwanês, tal como a OTAN luta contra a Rússia e luta até ao último ucraniano.

A OTAN diz que estamos combatendo na Ásia e a Europa ao mesmo tempo. Não somos uma organização defensiva, somos uma organização ofensiva, queremos entrar em guerra com a China e encorajamos os nossos clientes no Japão e em outros países a juntarem-se a nós na luta contra a China. Porque queremos controlar a China, se o governo chinês se recusar a vender-nos empresas chinesas, se a China se recusar a vender matérias-primas a compradores americanos, então teremos de mudar o governo chinês, e precisamos de muitas despesas militares para o conseguir.

O governo dos EUA disse que quer dividir a China em quatro ou cinco países diferentes. E dizem que, depois da divisão, alguns chineses vão certamente emprestar-nos dólares e podem apoiar-nos contra a China. O mundo dividiu-se num bloco de dólares que depende das despesas militares dos EUA contra todos os outros países do mundo. A maioria dos países do mundo deveria esforçar-se por promover swaps de divisas e liquidações em moeda local, reduzir a sua dependência do dólar americano e não reservar dólares americanos para emprestar ao governo dos EUA.”

*Michael Hudson, Professor de Ciências Econômicas na Universidade de Missouri/EUA