quinta-feira, 1 de junho de 2023

ESTADO OPERÁRIO COREANO DENUNCIA: “OS EUA SÃO UMA QUADRILHA DE GÂNGSTERES”

Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, saiu em defesa dos esforços de seu país para lançar um satélite espião militar. Além disso, denunciou os Estados Unidos por sua hipocrisia "gângster", por criticar o programa espacial norte-coreano, mas não os de outros países. Em comunicado  divulgado pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), Kim reconhece implicitamente o fracasso da missão de quarta-feira, mas garante que seu país fará em breve um lançamento bem-sucedido. “É certo que o satélite de reconhecimento militar da Coreia do Norte será colocado com sucesso em órbita espacial em um futuro próximo e iniciará sua missão”, disse ele, sem dar detalhes sobre quando outro lançamento pode ocorrer.

LEIA TAMBÉM: ESTADO OPERÁRIO DA CORÉIA ADVERTE O IMPERIALISMO: “NÃO ESPALHE CHEIRO DE PÓLVORA SE QUISER DORMIR EM PAZ”

A irmã do líder norte-coreano sustentou que os esforços de Pyongyang para adquirir capacidades de reconhecimento baseadas no espaço são legítimos e correspondem ao seu direito soberano. Além disso, ele questionou a resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe a tecnologia de mísseis balísticos, que ele acredita que suprime injustamente o direito de Pyongyang à exploração espacial.

Kim enfatizou que as críticas da Casa Branca equivalem a padrões duplos na arena internacional. "Se você tem que censurar especificamente o lançamento do satélite norte-coreano, também tem que denunciar os EUA e todos os outros países que já lançaram milhares de satélites", disse ele, dizendo que "os EUA são uma quadrilha de gangsters que alegaria que mesmo se a Coreia do Norte lançasse um satélite em órbita espacial em um balão, seria ilegal e ameaçador."

Aludindo às atividades de vigilância de Washington, Kim Yo-jong instou a Casa Branca a reconsiderar sua abordagem. "[Os EUA devem] reexaminar claramente a Carta da ONU e as disposições do tratado espacial, antes de negar infundadamente um estado soberano por seu lançamento de satélites e seu direito ao desenvolvimento espacial", disse ela.

Autoridades norte-coreanas anunciaram na quarta-feira que o lançamento de seu satélite espião falhou depois que o segundo estágio do foguete que o alimentava falhou e o navio afundou no mar.

O novo foguete de lançamento do satélite Chollima-1 falhou devido à instabilidade no motor e no sistema de combustível, disse a KCNA.