sábado, 24 de junho de 2023

PRIVATIZAÇÃO PETISTA: GOVERNO LULA ENTREGA REFINARIA DE LUBRIFICANTES E DERIVADOS DO NORDESTE (LUBNOR) PARA AS TRANSACIONAIS

O governo Lula confirmou a privatização da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), operação que se foi aprovada pelo CADE. Em função da entrega haverá paralisação na próxima terça-feira (27) na própria unidade, em Fortaleza. Petroleiros de outros estados também farão manifestações em apoio aos colegas em greve. Trata-se de uma resposta à decisão do Cade que aprovou ontem a venda da refinaria para o grupo Grepar participações. A Petrobras assinou o contrato para a venda da unidade em maio de 2022, durante o governo Bolsonaro e Lula (via a direção petista da empresa) manteve a entrega, cumprindo a negociata com os rentistas.

A refinaria foi vendida por US$ 34 milhões, 55% abaixo da estimativa de valor de mercado. A Lubnor está localizada em um terreno de 400 quilômetros quadrados, sendo que 30% do espaço pertence ao município. Na ocasião, a prefeitura de Fortaleza denunciou a venda, alertando que não foi previamente informada sobre a transação pela gestão da Petrobras.

Com mais de 500 trabalhadores, entre próprios e terceirizados, a Lubnor é responsável por cerca de 10% da produção de asfalto no país. Ademais, a unidade também produz lubrificantes naftênicos – produto para usos nobres, como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos. Assim, a refinaria é responsável por abastecer todos os estados do Nordeste, além de fornecer derivados para os estados do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

A Lubnor é responsável por entregar às distribuidoras locais óleo diesel, gasolina, querosene de aviação e GLP provenientes de outras refinarias e terminais, transportados até Fortaleza por navios, em operações de cabotagem ou, eventualmente, importação. A venda da Lubnor pode acarretar desabastecimento desses navios, impactando negativamente exportações e importações.