sábado, 3 de junho de 2023

CASA BRANCA VEM “DISCIPLINANDO” MADURO COM A AJUDA DE SEU “POODLE” LULA: O INTERESSE DOS EUA PELO PETRÓLEO BARATO DA VENEZUELA ESTÁ NO CENTRO DESSE MOVIMENTO QUE SERVE AO IMPERIALISMO IANQUE

Os EUA têm interesse direto que Lula seja um “disciplinador” de Maduro na Venezuela, tanto que a “normalização internacional” do governo do PSUV com as potências capitalistas vem ocorrendo gradativamente. Uma série de movimentos recentes indicam isso e, mais, indicam os interesses econômicos e políticos por trás disso. O principal deles, claro, é o petróleo. Tanto que Biden reiterou que está disposto a suspender as medidas coercitivas unilaterais que impôs à Venezuela, se o governo Maduro tomar “passos concretos” em assuntos exigidos por Washington, como a definição das regras que regerão as próximas eleições presidenciais, previstas constitucionalmente para 2024. Em sua perspectiva, o governo Biden está tentando encontrar outro papel no discurso político venezuelano e explorar “outra rota” que envolve o abandono da política de "pressão máxima" implementada por Trump (2017-2021). Nesse cenário é que entra Lula, o “poodle” da Casa Branca que recebeu Maduro recentemente em Brasília na (quase) inútil reunião de países sul-americanos, não sendo totalmente desprezível o encontro justamente pela costura de “reaproximação” de Lula com a Venezuela, o que serve diretamente aos interesses econômicos e políticos do imperialismo ianque.   


No início de janeiro de 2023, Washington ameaçou a Venezuela de manter "intacta" sua política de sanções e bloqueios até que fossem dados "passos concretos" para o que consideravam "o retorno à democracia" do país sul-americano. Maduro, por sua vez, acusou o governo dos Estados Unidos de torpedear o diálogo com o setor radical da oposição reunido na chamada 'Plataforma Unitária', ao se recusar a liberar 3.200 milhões de dólares que seriam destinados ao atendimento de necessidades sociais urgentes, conforme acordo firmado no México em novembro de 2022.

Da mesma forma, Caracas o descreveu como um "escândalo internacional sem precedentes" e anunciou ações judiciais contra a licença 42 emitida pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (OFAC), que permitiu "o leilão judicial" da Citgo, subsidiária da Petróleos de Venezuela SA ( PDVSA) nos EUA, para alocá-lo ao grupo radical de oposição, ligado ao ex-deputado  Juan Guaidó  e à ' Plataforma Unitária '.

Não por acaso, Maduro anunciou na terça-feira de Brasília que receberá em breve os chanceleres das nações que participaram do encontro patrocinado por Petro na Colômbia (com a presença dos EUA e da Ucrânia) e agora o de Lula, com o objetivo de retomar o intercâmbio com seus adversários políticos. 

"Devemos reviver o espírito do diálogo em Bogotá, onde 20 países participaram. Mantenham-no vivo, em breve receberei um grupo de chanceleres dos países participantes do diálogo", disse ele à mídia brasileira.

É preciso recordar que no início de outubro de 2022, uma votação na Organização dos Estados Americanos quase removeu Juan Guaidó como "representante" da Venezuela. O parlamentar venezuelano foi reconhecido presidente do país pelo ministério das colônias dos EUA, a OEA, em janeiro de 2019, após a consideração de que as eleições presidenciais venezuelanas de 2018 foram ilegítimas. O que garantiu o apoio a Guaidó naquele momento era o fato dele ser o presidente da Assembleia Nacional, o legislativo venezuelano. 

Passados quase quatro anos, a autoridade de Guaidó mingou, dentro e fora da Venezuela. Hoje, ele sequer é o líder inconteste da Assembleia Nacional, após um acordo de janeiro de 2021 que escolheu Jorge Rodríguez como presidente da casa. Na OEA, apenas quatro países votaram a favor de Guaidó e dezenove votaram contra. Foi o número de abstenções que salvou o deputado venezuelano. Uma delas, inclusive, foi então governo brasileiro de Jair Bolsonaro. Ou seja, em um dos principais fóruns dos países americanos, por pouco que Guaidó não foi excluído, abrindo caminho para uma normalização das relações com Maduro. 

Depois, no dia primeiro de novembro, o novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se encontrou com Maduro em Caracas. O encontro marcou uma guinada nas relações entre os dois países, já que a Colômbia foi uma das mais ferrenhas opositoras de Maduro, incluindo o rompimento de relações no início de 2019 e o fechamento da importante fronteira entre os dois países. Os EUA e a OTAN apoiaram essa aproximação.

Petro se comprometeu ao diálogo com o país vizinho ainda em sua campanha eleitoral. Logo após a posse, seu governo reabriu a embaixada em Caracas e “trocou” a representação, deixando de reconhecer Guaidó e normalizando as relações com Maduro. O novo governo colombiano também se comprometeu a exercer maior papel em mediar conversas entre governo e oposição, visando as futuras eleições venezuelanas. 

Era o fim do principal apoio regional de Guaidó. As conversas entre governo e oposição estavam paralisadas desde outubro de 2021, após a extradição do empresário colombiano Alex Saab, aliado de Maduro, aos EUA, por Cabo Verde. Além do apoio do governo da Colômbia, a retomada das conversas também foram tema de conversas com outras lideranças.

No dia 12 de novembro, Petro, o presidente argentino Alberto Fernández, diplomatas noruegueses e o presidente francês Emmanuel Macron se encontraram em Paris para tratar do diálogo venezuelano. A presença norueguesa se dá pelo fato de que o país é um dos mediadores do diálogo. Em novembro, foi anunciado pelo México, país onde ocorre a mediação, que as conversas estavam retomadas. 

O objetivo principal das conversas é a realização de uma eleição presidencial em 2024 com um governo do PSUV cada vez mais a direita, por isso inclusive Maduro vem perseguindo o PCV que denuncia a entrega do comando da PDVSA a figuras neoliberais simpáticas ao imperialismo ianque.O acordo em curso inclui, claro, outros itens, como anistia para presos políticos golpistas

O primeiro fruto desses acordos foi a criação de um fundo de cerca de três bilhões de dólares das reservas venezuelanas congeladas no exterior. O dinheiro do fundo é dinheiro venezuelano, proveniente das divisas congeladas no exterior. Como governo e oposição disputavam a legitimidade para gerenciar esse dinheiro, o fundo será administrado em conjunto, com mediação da ONU. O acordo, por sua vez, também já rendeu uma mudança. 

Como suposto sinal de “boa vontade”, o governo dos EUA anunciou que vai autorizar que a empresa Chevron volte a explorar petróleo na Venezuela, desde que sem o envolvimento direto da estatal venezuelana PDVSA. A indústria do petróleo é a principal atividade econômica do país e a normalização dessa indústria, afetada por sanções dos EUA, é chave para a recuperação econômica venezuelana.  

Claro que esse sinal de “boa vontade” é movido apenas pelo interesse dos EUA de retomar um importante fornecedor de petróleo em meio ao cenário instável do mercado de energia em meio ao conflito na Ucrânia e as últimas decisões da OPEP. 

A grande vantagem do petróleo venezuelano em relação ao mercado dos EUA se dá pela proximidade geográfica, garantindo um fluxo constante e relativamente barato do produto. 

Essa é a conjuntura com a qual Lula se encontrou com Maduro na reunião de países sul-americanos. O Brasil do vassalo Lula serve como um elemento “disciplinador” do governo Maduro, o que favorece diretamente aos EUA.  

O Brasil funcionar como um mediador regional, uma ponte entre os diferentes governos do continente, é um papel histórico do país, exercido diversas vezes por diferentes governos burgueses brasileiros. Nos últimos anos o Brasil perdeu quase totalmente sua relevância em relação ao cenário venezuelano, consequência da política externa de Bolsonaro não alinhado diretamente aos ditames da Governança Global Capitalista.  

Se o governo Lula conseguir impulsionar o Brasil como mediador da situação venezuelana, isso pode render frutos não apenas na região, mas também nas relações de vassalagem entre Brasil e EUA. O governo Macron participou das conversas recentes envolvendo os países sul-americanos pois o governo Biden não tinha um interlocutor confiável para isso. Esse nome agora é Lula, “poodle” da Casa Branca.