quarta-feira, 7 de junho de 2023

OTAN DESMORALIZADA: FRACASSA A “CONTRA-OFENSIVA” UCRANIANA

A anunciada contra-ofensiva ucraniana começou no domingo e quase ninguém descobriu porque falhou miseravelmente. As fontes oficiais do exército ucraniano negam que tenham partido para a ofensiva e que se trate apenas de propaganda russa. A contra-ofensiva durou três dias e foi lançada em vários pontos da frente, concentrando grande número de tropas e equipamentos.

No domingo passado, as 23ª e 31ª brigadas mecanizadas do exército ucraniano tentaram uma ofensiva em cinco direções e não tiveram sucesso em nenhuma delas. Pelo contrário, sofreu pesadas baixas: 300 soldados, 16 tanques, 26 blindados de combate e 14 viaturas.

No dia seguinte, eles tentaram novamente em sete direções com cinco brigadas. O ataque foi interrompido com perdas ainda maiores para o exército ucraniano: mais de 1.600 soldados, 28 tanques, incluindo oito Leopard e três tanques de rodas AMX-10, 136 outros equipamentos militares, incluindo 79 veículos estrangeiros.

A aviação russa disparou 50 mísseis guiados antitanque, destruindo 5 deles e outros 29 veículos blindados de combate.

Em três dias de operações de combate em todas as frentes, as forças armadas ucranianas sofreram perdas de até 3.715 soldados, 52 tanques, 207 veículos blindados de combate, 134 veículos, 5 aeronaves, 2 helicópteros, 48 ​​armas de artilharia de campo e 53 veículos não tripulados aéreo.

Um total de 71 soldados russos foram mortos e 210 feridos durante a ofensiva repulsiva. 15 tanques, 9 veículos de combate de infantaria, 2 veículos e 9 canhões foram destruídos.

Quando a derrota ficou evidente, o exército ucraniano começou a construir posições defensivas na margem direita do rio Dnieper, o que indica que encerrou sua contra-ofensiva sem ter conseguido avançar nem um centímetro de terreno.

Eles também explodiram a usina hidrelétrica de Kajovka, inundando vastas áreas. Desde o verão passado, o exército ucraniano tem bombardeado o reservatório com mísseis. Em um dos bombardeios chegaram a lançar mais de 70 projéteis para destruí-la.

Um dos objetivos é cortar o abastecimento de água à península da Crimeia, abastecido por um canal que começa no ponto da explosão.

Apesar disso, a mídia mundial tem sido unânime em atribuir a responsabilidade ao lado russo, o que é falso.

O exército ucraniano moveu unidades de Kherson para o ponto ofensivo, enfraquecendo consideravelmente suas posições. A inundação da área melhora sua situação e dificulta os movimentos das tropas russas.

O exército ucraniano é quem bombardeou a usina nuclear de Zaporiya. A OTAN é quem atacou a ponte Kerch e destruiu o gasoduto Nord Stream... Eles procederam da mesma forma em Kajovka.