quinta-feira, 8 de junho de 2023

EFEITO "BUMERANGE" DA GUERRA NA UCRÂNIA PATROCINADA PELA OTAN: ZONA DO EURO ENTRA EM RECESSÃO APÓS DOIS TRIMESTRES DE GRAVE CONTRAÇÃO ECONÔMICA

A zona euro entrou em recessão técnica após contrações da sua economia no final do ano passado e no início de 2023. Os dados revistos, divulgados esta quinta-feira pelo Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat), apontam para uma quebra do PIB de 0,1 % . nos três primeiros meses deste ano. A estimativa se soma à queda registrada no quarto trimestre de 2022, quando o PIB dos países que usam o euro também caiu 0,1%. Dois trimestres consecutivos de queda do PIB são tecnicamente considerados uma recessão, com o aumento da taxas de desemprego e do custo de vida provocado fundamentalmente pela guerra da OTAN na Ucrânia contra a Rússia.

Os novos dados estão em linha com estatísticas recentes  divulgadas pela Alemanha, que entrou em recessão após dois trimestres consecutivos de contração. A maior economia da Europa era um dos países mais dependentes do gás natural russo e também sentiu o impacto das altas taxas de inflação, que diminuíram o poder de compra.

Entre os países com maior queda do PIB neste ano estão Irlanda (4,6%), Lituânia (2,1%) e Holanda (0,7%). Por outro lado, alguns países registraram o maior crescimento do PIB em relação ao trimestre anterior. Por exemplo, a Polônia registou uma subida de 3,8%, seguida do Luxemburgo (2%) e de Portugal (1,6%). 

Segundo o Eurostat, os gastos públicos e das famílias diminuíram na zona do euro, assim como as importações e exportações o que revela o aprofundamento da crise capitalista no velho mundo!