segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

URGENTE: “EL PAISA”, DIRIGENTE DA DISSIDÊNCIA DAS FARC, É MORTO POR PARAMILITARES A SERVIÇO DO CHACAL IVAN DUQUE 

Um importante comandante de um grupo colombiano de ex-guerrilheiros das Farc que se mantiveram mobilizados após o acordo de paz em 2016 morreu em uma emboscada na fronteira da Colombia com a Venezuela. Hernán Darío Velásquez, conhecido como "El Paisa", teria sido morto em um ataque de mercenários que buscavam obter recompensas oferecidas por sua captura, informou a mídia colombiana, incluindo o jornal El Tiempo. Em 2019, Velázques, junto com outros comandantes bem conhecidos, anunciou seu rearmamento e a formação de uma nova facção chamada Segunda Marquetália, batizada em função de uma região da Colômbia. 

A LBI, apesar de nossas profundas divergências com o programa das FARC (hoje transformada em partido político legal) mantém de pé a tarefa da defesa militar e política incondicional dos militantes da guerrilha que não abandonaram a luta frente aos ataques do atual governo ultrarreacionário de Iván Duque, que permanecem mesmo após a sua deposição de armas. 

Em oposição pelo vértice aos revisionistas do Trotskismo e dos estalinistas “moderados” que condenaram as FARC pela adoção da luta armada, isolando-a ainda mais para que sejam presa fácil da burguesia na defesa da democracia dos ricos, defendemos que uma política justa para o confronto entre a guerrilha e o Estado burguês passa por aplicar a unidade de ação com os combatentes, porém com a mais absoluta independência política em relação ao programa reformista das FARC. Ao lado dos heroicos guerrilheiros das FARC e honrando o sangue derramado pelo comandante Afonso Cano, que morreu em combate, apontamos como alternativa programática a defesa da estratégia da revolução socialista e da ditadura do proletariado, sem patrocinar nenhuma ilusão na possibilidade de construir uma “Nova Colômbia” sem liquidar o capitalismo e seus títeres!