sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

19 TRABALHADORES PRESOS POLÍTICOS NA VENEZUELA: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PARTIDOS OPERÁRIOS EXIGE LIBERDADE IMEDIATA!

Mais de 20 partidos organizações que se reivindicam de esquerda e comunistas assinaram uma declaração exigindo a libertação de trabalhadores detidos injustamente pelo governo da Venezuela. Esta iniciativa foi apresentada pelo Partido Comunista da Venezuela no Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários e faz parte da contribuição do PCV à campanha nacional: “#NavidadSinTrabajadorespresos”, promovida por várias organizações do movimento popular e revolucionário.

Nós da LBI, ingressamos nesta campanha associando o combate pela libertação dos presos políticos de esquerda na Venezuela, a liberdade de todos os prisioneiros do movimento operário e popular no mundo inteiro, e muito em particular na defesa da vida de Julian Assange, ameaçada pela decisão da Inglaterra de extraditar o fundador do Wikileaks para os EUA. A seguir reproduzimos a moção do Encontro Internacional das organizações operárias.

————————————————

LIBERDADE PARA OS TRABALHADORES DETIDOS INJUSTAMENTE NA VENEZUELA

Os Partidos Comunistas e Operários abaixo assinados, por meio deste comunicado, expressam nossa sincera preocupação pelos numerosos casos de trabalhadores que foram submetidos a processos de judicialização e criminalização de suas lutas trabalhistas e sindicais na Venezuela.

Expressamos nossa solidariedade à classe trabalhadora venezuelana e, especialmente, aos 19 trabalhadores que se encontram atualmente detidos injustamente e vítimas de atrasos processuais na justiça venezuelana.

Exigimos do Governo e das autoridades venezuelanas a libertação imediata dos 19 trabalhadores detidos injustamente, por exercerem seus legítimos direitos sindicais e por denunciarem casos de corrupção.  Da mesma forma, defendemos o fim das práticas de judicialização e criminalização das lutas dos trabalhadores.

Estendemos nossa mensagem de encorajamento e solidariedade às famílias, amigos e organizações que lutam pela liberdade destes 19 lutadores da classe trabalhadora.

Partido Comunista do Canadá

Partido Comunista Colombiano

Partido Operário Socialista Croata

Partido Comunista Alemão

Partido Comunista da Grécia

Partido dos Trabalhadores Irlandeses

Partido Comunista do México

Partido Comunista do Paraguai

Comunistas sérvios

Partido Comunista dos Povos da Espanha

Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha

Comunistas da Catalunha

Partido Comunista Sírio

Partido Comunista da Suécia

Partido Comunista da Venezuela