quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

PESADELO AMERICANO: MAIS DE 100 MIL CRIANÇAS MIGRANTES DESACOMPANHADAS CHEGARAM AOS EUA EM 2021

Os Estados Unidos receberam 122.000 menores migrantes desacompanhados em 2021, um número recorde desde a chegada ao país de 69.000 menores viajando sem seus pais em 2019, informou o Escritório de Controle de Fronteiras e Imigração (ICE). Inglês). De acordo com o Escritório de Reassentamento de Refugiados, órgão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) que lida com crianças desacompanhadas, o programa enfrentou um desafio sem precedentes desde o início deste ano. Nesse sentido, o Office for Refugee Resettlement informou que este número é um novo recorde desde o ano passado, quando cerca de 69.000 menores desacompanhados chegaram aos Estados Unidos. Poucas semanas após a posse do presidente Joe Biden, os abrigos administrados por este escritório do HHS atingiram sua capacidade total em uma onda de migração sem precedentes que destruiu as instalações, forçando centros de convenções e instalações militares a abrigar o número crescente de crianças que cruzam a fronteira.

A “insuspeita” Organização Internacional das Nações Unidas para as Migrações (OIM) indicou que oficialmente pelo menos 1050 migrantes perderam a vida em 2021 na tentativa de cruzar a fronteira entre o México e os Estados Unidos. O número de migrantes mortos é o pior registrado desde que as mortes nesta passagem de fronteira começaram a ser contabilizadas em 2014. 

De acordo com a agência da ONU, o número de mortos na fronteira sul dos Estados Unidos representa 61 por cento dos 1.060 produzidos no continente até agora este ano. No total, 3.575 migrantes morreram nesta passagem de fronteira desde 2014, de acordo com o banco de dados da IOM. Na última quinta-feira, pelo menos 55 migrantes morreram em um acidente de trânsito no estado mexicano de Chiapas, expondo as dificuldades enfrentadas por milhares de pessoas que buscam chegar aos Estados Unidos.

Além do apoio aos imigrantes faz-se necessário dotar o movimento de um programa revolucionário que empunhe a bandeira da revolução socialista mundial para impor o fim das fronteiras nacionais ditadas pelos interesses dos capitalistas, impulsionando um mundo onde a luta do proletariado mundial unifique os povos em um regime social comunista que garanta plenamente as necessidades de vida dos trabalhadores, antes que o capitalismo arraste o conjunto da humanidade para a barbárie!

O desastre de níveis sem precedentes de imigração ilegal ocorrendo na fronteira dos Estados Unidos permaneceu sem solução pela administração Biden, com níveis agora tão altos que as detenções da Patrulha de Fronteira estão se aproximando de seu nível mais alto em 35 anos. Uma grande caravana de migrantes saindo de Tapachula, México, dirigiu-se aos Estados Unidos nesta segunda-feita, 25.10. Imagem mostraram um grande número de caravanas de migrantes saindo de Tapachula, no México, supostamente com destino à fronteira com os Estados Unidos. Os migrantes vêm principalmente da América Central e carregam faixas que dizem coisas como “Viemos em paz”. As tentativas das autoridades mexicanas de impedir os migrantes parecem estar fracassando, com imagens de vídeo mostrando uma caravana de migrantes ultrapassando uma barreira montada pelas forças do 'Instituto Nacional de Migração mexicano'.

Entre as prisões do atual ano fiscal pela Patrulha de Fronteira estavam mais de 608.000 cidadãos mexicanos, 309.000 prisões de hondurenhos, 279.000 guatemaltecos e cerca de 96.000 migrantes de El Salvador. Também houve cerca de 367.000 prisões de estrangeiros ilegais do Haiti, Venezuela, Equador,Brasil e outros países. Com o quão ruim está a situação da fronteira agora, até mesmo alguns democratas do Texas exigiram recentemente que a administração Biden fizesse uma declaração de emergência na fronteira. Não a repressão de Biden, todo apoio a marcha dos migrantes!