quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

A VERDADE SOBRE A INVASÃO DA UCRÂNIA: TUDO O QUE NÃO DIZ A MÍDIA CORPORATIVA

Caso ocorresse a ocupação das tropas russas na Ucrânia, ou parte dela, seria talvez a invasão mais anunciada da história da mídia corporativa, a verdade é que quando ocorre esse tipo de operação de invasões imperialistas costuma ser preparada com cautela especial e acompanhada de bastante dissimulação e distração política pelos barões da comunicação internacional. A "invasão" da Crimeia pela Rússia, ou melhor, a auto-invasão, porque foram os próprios habitantes da Crimeia que se “invadiram”, é o paradigma perfeito desta questão.

Portanto, se a invasão russa da região de Donbass, ou de toda a Ucrânia, for confirmada, teríamos testemunhado um cenário bastante incomum, já que, apenas até agora neste ano, a mídia corporativa alertou para pelo menos duas invasões russas: em abril e dezembro. Se nos afastarmos por um momento os olhos das palavras ilusórias do “Western News” e concentrarmos a atenção nos principais objetivos perseguidos por uma invasão de um país, seja ele qual for, veremos: o controle político, militar e econômico do território para atingir um ou mais vantagens de diferentes tipos - proteção, projeção, extração, expansão ... Agora, vamos analisar a situação da Lituânia, Letônia e Estônia.  Sim, de fato, a União Europeia mantém o controle político das Repúblicas Bálticas e o controle militar da OTAN.  E se a OTAN e a UE são instrumentos dos EUA e controlam o poder político e militar das Repúblicas Bálticas, quem controla e goza de uma ou mais das vantagens de possuir as três pequenas repúblicas? A resposta permite entender quem é o invasor e quem é o invadido , é só constatar a transferência da soberania política e econômica para a União Europeia ou no destacamento de 4.500 militares de 16 países da OTAN, entre tanques de guerra e aviões de combate.

Obviamente, para a mídia corporativa, a Lituânia, a Letônia ou a Estônia não foram invadidas pelos EUA ou suas entidades instrumentais (UE / OTAN), nem o Iraque ou o Afeganistão foram invadidos. Na verdade, de acordo com a retórica imperialista, os dois países intervieram por sua própria segurança Você se lembra?  Como quando durante o século XIX e o início do século XX as grandes potências capitalistas não conquistaram ou colonizaram países, mas os "protegeram".

Assim, da mesma forma que as Repúblicas Bálticas foram anexadas política e militarmente pelos EUA por meio da União Europeia e da OTAN em um momento em que a Rússia estava “bêbada” pela restauração capitalista, os EUA começaram a engolfar a Bielo-Rússia e a Ucrânia.  Um prato que hoje é “amargo”, mas que então parecia mais apetitoso e acessível.

Por que o interesse em anexar política e militarmente toda a faixa que separava o Ocidente da Rússia, ou seja, as Repúblicas Bálticas, Bielo-Rússia e Ucrânia? Por acaso não seria pelo “apetite” de controlar um vasto território de 60 milhões de habitantes e tudo o que isso significa (trabalho, consumo, riqueza), isolar e encurralar a Rússia, expulsando-a de suas áreas de influência na Europa e forçando-a a se tornar uma colonial asiática em vez de uma potência eurasiana. E por último, para forçar a sua submissão à União Europeia e à OTAN no futuro. uma vez acuada e empobrecida.  O grande sonho do Imperialismo ianque na década de 1990 era anexar a Rússia por meio da União Europeia e da OTAN.

É por isso que a verdadeira invasão da Ucrânia é a que está sendo perpetrada pela União Europeia e pela OTAN/EUA, aliás não é de estranhar que seja o Pentágono que está fornecendo e preparando o Exército ucraniano - como os drones da submissa Turquia. Pense no sentido que a OTAN tem em “alertar” o governo Putin das consequências que teria uma invasão da Ucrânia, como se este país fosse realmente deles, quando hoje a Ucrânia nem sequer pertence formalmente à OTAN. É óbvio, então, que as elites políticas e econômicas imperialistas não “amam” as democracias, elas “amam” democracias nas quais “votam e elegem” o que querem.

No caso da Crimeia é preciso lembrar que pertenceu à Rússia desde o final do século XVIII até que foi cedida à Ucrânia em 1954, em um contexto de união política das Repúblicas Soviéticas. A maioria da população étnica e culturalmente é  russa, a ponto de o russo ser a língua dominante em toda a região. Essa então é a “chave”  para entender porque a Crimeia se “jogou nos braços da Rússia”, fato que o imperialismo ianque e sua agência oficiosa de notícias(mídia corporativa) não quer aceitar.