sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

FRACASSA A TENTATIVA DO GOVERNO RUSSO EM IMPOR O PASSAPORTE DE VACINA: MASSIVO REPÚDIO POPULAR AO AVANÇO DO FASCISMO SANITÁRIO! 

O Ministério dos Transportes do governo da Rússia decidiu retirar da “primeira leitura” do parlamento seu projeto de lei sobre os passaportes de vacinas nos transportes públicos, apesar de declarar que irá continuar a trabalhar pela sua regulamentação. Como aponta o presidente da Duma, Viacheslav V. Volodin, o recuo do governo Putin é consequência da ampla rejeição popular da medida.

A outra “iniciativa sanitária”, referente ao acesso a lojas e espaços sociais (restaurantes, bares, cinemas, teatros, etc.) continua em pauta no parlamento, mas a luta para derrota da medida continua, porém o equilíbrio de forças para rechaçar a ofensiva do fascismo sanitário já mudou em favor da população.

A introdução pelo governo Putin de dois projetos de lei de passaportes de vacinas, um relativo ao acesso ao transporte e outro aos espaços coletivos, provocou uma forte reação popular de uma magnitude que o regime não esperava. O presidente da Duma forçou o debate público, tanto enviando os projetos às regiões do país, como pedindo que a população se expressasse, o que as massas fizeram criticando muito claramente os dois projetos reacionários.

Putin rompeu o silêncio para tentar amenizar seu desgaste, sem questionar o princípio do uso do passaporte sanitário na rua, solicitou que ambos os textos fossem mais bem elaborados, a fim de encontrar um equilíbrio entre a “segurança de saúde e os direitos das pessoas”. O Ministério dos Transportes reconheceu este “pequeno revés presidencial”, pelo menos em parte, se comprometendo a continuar trabalhando para melhorar o projeto de lei: “Sem esperar pelo fim do procedimento oficial de preparação para o exame do projeto em primeira leitura, o Ministério dos Transportes manteve conversações com os deputados da comissão competente da Duma, com especialistas, com empresas de transporte e com organizações sociais. No final, decidiu-se continuar trabalhando na medida”. Parece mais uma trégua do que uma vitória definitiva, mas representou um estímulo para a população continuar sua luta contra as ações antidemocráticas do regime. 

Volodin anunciou hoje que os deputados vão votar a retirada do projeto de lei da ordem do dia e lembrou que é o resultado da opinião majoritária expressa pelos cidadãos e suas preocupações. Como a rejeição popular vai muito além do passaporte sanitário nos transportes, pois se refere, em geral, ao princípio de condicionar o acesso aos lugares públicos à apresentação do passaporte, será importante que o segundo projeto de lei a ser enviado ao parlamento também fosse derrotado definitivamente da agenda estatal. O que implica em ganhar as ruas com a bandeira do fim do Isolamento Social, dos passaportes sanitário e pela garantia dos direitos democráticos históricos do povo russo.