sábado, 18 de dezembro de 2021

BIDEN MANTÉM CUBA NA LISTA DE "PATROCINADORA DO TERRORISMO": RECHAÇAR A PROVOCAÇÃO DO IMPERIALISMO IANQUE, O MAIOR INIMIGO E ASSASSINO DOS POVOS!

O carniceiro Biden afirmou que ainda está analisando a designação de Cuba como suposto Estado patrocinador do terrorismo, embora o relatório anual sobre o tema não ofereça novas provas a respeito. A medida abritrária do imperialismo ianque representa sérios obstáculos aos investimentos na ilha. Biden manteve as políticas agressivas de Trump contra o Estado operário. John Godfrey, coordenador de contraterrorismo do Departamento de Estado, disse apenas que a designação permanece “sob revisão” ao apresentar o relatório anual sobre terrorismo, uma provocação que deve ser rechaçada pelo proletariado mundial.

O Governo de Cuba rejeitou na sexta-feira sua inclusão em uma lista de nações patrocinadoras de atividades terroristas elaborada unilateralmente pelos Estados Unidos (EUA) e denunciou que aquele país carece de provas para lhe dar tal tratamento. O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, afirmou em sua conta na rede social no Twitter que os Estados Unidos “não são capazes de apresentar provas credíveis que justifiquem a inclusão de Cuba na lista unilateral de Estados supostamente patrocinadores do Departamento de Estado. O terrorismo”.

O chanceler também argumentou que as posições da política externa dos EUA são ditadas por "politicagem barata e oportunismo". Cuba foi excluída dessa lista unilateral do Departamento de Estado dos Estados Unidos durante o governo Barack Obama, porém, em janeiro de 2021, nove dias antes do final de seu mandato, o então presidente Donald Trump incluiu novamente a nação caribenha nessa lista.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, por sua vez, destacou que as medidas coercitivas unilaterais impostas pelos Estados Unidos, incluindo a inclusão na lista de terroristas, têm um impacto negativo na economia do país.

“Somos promotores de saúde, de salvar vidas, de dar esperança a quem tem menos”, disse o chefe de Estado ao participar da III Sessão Plenária do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba. O relatório anual incluiu outras nações designadas como patrocinadoras do terrorismo (Irã, Coreia do Norte e Síria) em uma seção sobre eventos em 2020 relevantes para a designação.

O governo Trump incluiu Cuba entre os patrocinadores do terrorismo, citando em parte a presença na ilha de negociadores da guerrilha colombiana do ELN, que viajaram para as negociações e se recusaram a retornar para serem processados.