quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

SALDO TRÁGICO DO “ACORDO DE PAZ” DOS CEMITÉRIOS: COLÔMBIA ATINGE O 91º MASSACRE EM 2021

O genocídio na Colômbia não para, até agora este ano o país contabiliza 91 massacres e 164 líderes sociais assassinados durante 2021. Além do fenômeno dos massacres, os colombianos sofrem homicídios sistemáticos contra lideranças sociais. Desde a assinatura do "Acordo de Paz" dos cemitérios entre as FARC e o governo em 2016 até agora, 1.278 defensores de direitos humanos e guerrilheiros foram assassinados. Os massacres vão e vêm nesta vala comum no país governado pelo regime paramilitar de Ivan Duque com o apoio do imperialismo ianque.

Massacres ordenados nas capitais ou grandes propriedades pela burguesia e latifundiários que lucram com a produção e distribuição de narcóticos, mineração e safras intensivas. Mulheres e jovens são as principais vítimas da guerra contra o povo, na qual bandidos, garimpeiros e grupos agroindustriais lutam para conquistar o lucro deixado pela exploração das terras que produzem uma renda extraordinária para o sucessivo investimento de capital, utilizando  para isso, tanto as forças militares oficiais e paramilitares, quanto os exércitos privados.

O principal responsável por este massacre é o estado de ditadura dos grandes capitalistas e monopólios, e o regime mafioso que hoje administra os negócios dos ricos. Enquanto os massacres são contados, os mortos choram, os algozes intelectuais e materiais são responsabilizados nas redes sociais e nos meios de comunicação populares, a luta contra o terrorismo de Estado nas ruas também é redobrada, apesar e contra as denúncias dos  sindicatos patronais que culpam os protestos por não permitirem a "reativação da economia".

Perante o terror de Estado que assassina o povo na impunidade da justiça burguesa, devemos redobrar as denúncias, os bloqueios e a mobilização nas ruas! Todas as iniciativas e esforços devem ser colocados juntos para avançar na preparação da Greve Geral Indefinida na Colômbia e na constituição de comitês de autodefesa!