quarta-feira, 22 de julho de 2020

AUMENTO DA PROVOCAÇÃO IMPERIALISTA CONTRA O REGIME DE PEQUIM: OS MARXISTAS NÃO SÃO NEUTROS NESTE CONFLITO, ESTAMOS NA MESMA TRINCHEIRA DA CHINA!


Hoje a escalada da guerra híbrida dos EUA contra a China subiu um degrau, com um cenário cheio de perigos militares e diplomáticos, empurrando as tensões para um ponto sem retorno que corre o risco de um confronto beligerante aberto. 

Por repetidas vezes, as acusações do imperialismo ianque contra Rússia, Irã, China, Venezuela, Coréia do Norte não tiveram fundamento algum e nenhuma evidência concreta contra os governos destes países para justificar os ataques da Casa Branca.Em menos de um período de 24 horas, o regime reacionário de Trump tomou duas ações hostis contra a China. Seu Departamento de Justiça acusou Pequim de espionagem cibernética, junto às autoridades do governo que ordenam o fechamento de seu consulado diplomático em Houston dentro de 72 horas. 

Na terça-feira(21/07) o Departamento de Justiça de Trump emitiu a seguinte declaração:”A China operando de maneira secreta e inconstitucional, levou o grande júri federal em Spokane, Washington a uma acusação no início deste mês, acusando dois hackers, nacionais e residentes da ... China, de invadir sistemas de computadores de centenas de empresas vítimas,  governos, organizações não-governamentais e dissidentes individuais, clérigos e ativistas democráticos e de direitos humanos nos Estados Unidos e no exterior, incluindo Hong Kong e China ”. 

No final de semana passado, o “Secretário de Guerra”’do governo dTrump, Mark Esper, acusou a China e a Rússia de serem os "principais concorrentes estratégicos dos EUA, acrescentando:” Pequim é um problema maior”. Não por coincidência o Pentágono enviou um dos maiores contigentes de sua frota naval para provocar militarmente a China em sua própria costa. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos do Mar da China Meridional, os EUA têm 375.000 militares e 60% de seus navios de guerra na região Indo / Pacífico”. A presença militar internacional do Pentágono não tem relação com "defender a Constituição dos EUA , e também nada a ver com salvaguardar a "paz, estabilidade e direitos soberanos das nações regionais”, como querem justificar os “Falcões” neofascistas da Casa Branca, são na verdade parte da guerra híbrida ou convencional para tentar manter a hegemonia global do imperialismo ianque, ameaçada hoje por sua decadência econômica e política. O desespero do neofascista Trump, às vésperas de uma provável derrota eleitoral para um candidato “moribundo” e tão reacionário quanto ele, mostra que não está disposto a parar sua ofensiva. Trump, declarou nesta quarta-feira em uma entrevista coletiva na Casa Branca que :"sempre é possível ordenar o fechamento de mais consulados chineses no país”. 

O governo de Pequim tem assumido uma linha de estrema cautela e até mesmo “defensividade” diante das provocações da Casa Branca, desde a nebulosa origem do coronavírus, até a chegada da frota imperialista no mar do sul asiático. Porém os “prazos estão se esgotando” e o governo do Partido Comunista Chinês não suportará por muito mais tempo às investidas do império decadente, apesar de todos os laços econômicos que mantém com a burguesia norte-americana. 

Os Marxistas Leninistas não prestam apoio incondicional a todas as medidas da burocracia estatal chinesa, porém declaramos que não somos neutros diante do conflito que já se iniciou com a guerra híbrida e pode facilmente evoluir para uma guerra convencional nuclear. Estamos na trincheira da China, contra o imperialismo ianque, mantendo a linha programática trotskista de autonomia de ação e críticas da condução burocrática.Para vencer o monstro imperialista é necessário colocar em movimento o maior proletariado do mundo: A classe operária chinesa!