quinta-feira, 16 de julho de 2020

MAIS UMA PROVOCAÇÃO CONTRA A VENEZUELA: EUA REALIZA MANOBRA MILITAR NAS ÁGUAS DO CARIBE! FORA TRUMP E O IMPERIALISMO IANQUE DA AMÉRICA LATINA!


A Marinha dos EUA anunciou nesta quarta-feira (15.07) que está realizando uma operação militar sob o pretexto de proteger a "liberdade de navegação" no Caribe para desafiar a "demanda marítima excessiva da Venezuela". 

Trata-se de mais uma provocação de Trump contra o governo Maduro com claros objetivos eleitorais. A manobra militar da Marinha ianque no Caribe é liderada pelo destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, 'USS Pinckney' (DDG 91), um dos maiores e mais poderosos já construídos nos Estados Unidos. Durante a operação anterior, em 23 de junho, os EUA garantiram que permaneciam "fora das 12 milhas marítimas da costa venezuelana". No entanto, o navio navegou por uma área que a Venezuela afirma ser sua. "Vamos exercer nosso direito legal de navegar livremente em águas internacionais sem aceitar reivindicações ilegais", disse o almirante Craig Faller, comandante do Comando Sul dos EUA. 

Desde abril, as forças navais dos EUA estão ao largo da costa da Venezuela como parte de uma "operação antidrogas" nas águas do Caribe. Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que essas operações, realizadas em colaboração com os "principais parceiros regionais" como a Colômbia, levaram a "1.000 prisões e apreensão de 120 toneladas de narcóticos, que custam milhões de dólares ", supostamente destinados a" financiar "o presidente venezuelano, a quem Washington acusa sem evidência de usar" os benefícios da droga para manter seu poder ". 

Após essas indicações, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, repudiou as "acusações sujas, sujas e falsas" contra o país sul-americano e considerou que eles apenas buscam "ganhar votos para a reeleição de Donald Trump". Nós do Blog da LBI já havíamos denunciado o bloqueio criminoso dos EUA, convocando a unidade das forças militares russas e iranianas para impor uma derrota as bravatas do Pentágono e seu gerente reacionário de de extrema direita. 

Anteriormente, o regime dos aiatolás já tinha anunciado, no curso da crise, que qualquer ataque aos seus navios seria considerado um ato de guerra, e teria consequências trágicas ao imperialismo ianque. Como Marxistas Leninistas repudiamos mais essa provocação do imperialismi ianque e lutamos pela derrota do pior inimigo dos povos, ainda mais nesta etapa histórica onde Trump “esbanja” ameaças contra China, Cuba, Rússia, Irã, Síria e a própria Venezuela. Os Trotskistas, estamos incondicionalmente pela derrota do imperialismo em todos os campos, sem que isso signifique um alinhamento político pleno com os regimes nacionalistas burgueses ou Estados Operários burocratizados.