domingo, 26 de julho de 2020

SEATTLE E PORTLAND SE LEVANTAM EM LUTA CONTRA O RACISMO: DERROTAR TRUMP, OS "DEMOCRATAS" E A REPRESSÃO POLICIAL! LIBERDADE IMEDIATA PARA PRESOS POLÍTICOS!


Ao menos 45 manifestantes foram presos por policiais em confrontos no maior protesto em semanas do movimento Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”) em Seattle e Portland neste sábado (26). A polícia usou gás pimenta contra manifestantes em Seattle, nos Estados Unidos (EUA), numa noite marcada também por confrontos em Portland, durante novos protestos contra o racismo. 

A noite de sábado foi particularmente agitada, com a polícia lançando bombas nos manifestantes, que atearam fogo em um centro de detenção juvenil. Alguns dos manifestantes tentaram proteger-se com guarda-chuvas como mostra a foto no BLOG da LBI. Em Portland, epicentro dos protestos, confrontos entre manifestantes e agentes da polícia voltaram a abalar aquela localidade do estado de Oregon, que tem sido palco de manifestações contra o racismo nos últimos dois meses. Os manifestantes tentaram derrubar uma barreira em frente ao tribunal federal. As forças de segurança também responderam com gás lacrimogéneo, dispersando a multidão.

Uma vaga de manifestações tem decorrido nas ruas de Portland, no estado de Oregon, desde a morte de George Floyd às mãos da polícia, em maio, em Minneapolis, tal como sucedeu no resto do país e no mundo. A situação agravou-se desde que o reacionária Trump decidiu enviar agentes federais, no início do mês, para conter a agitação. Em numerosos vídeos divulgados nas redes sociais, os agentes, vestidos com uniformes paramilitares, são vistos detendo manifestantes em carros não identificados, alimentando a ira popular e os protestos. Na sexta-feira, um juiz negou o pedido feito pela procuradora-geral de Oregon, Ellen Rosenblum, para, “com efeito imediato, impedir as autoridades federais de deter ilegalmente os cidadãos” daquele estado. Rosenblum processou o governo liderado por Donald Trump, alegando que os agentes federais prenderam manifestantes sem causa provável, os levaram em carros não identificados e usaram força excessiva. 

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na quarta-feira que vai conduzir uma investigação sobre a conduta dos agentes federais que responderam a distúrbios em Portland e Washington. A manifestação contra o racismo teve um gás novo após os episódios de violência entre ativistas e agentes federais nas proximidades de Portland, no Oregon. O reacionário Trump disse que incluiu Seattle na lista de cidades com tropas federais, o que enfureceu os “Vimos o que estava acontecendo em Portland e queríamos garantir que em nossa cidade tivéssemos a solidariedade com outras mães”, disse Lhorna Murray, que participou do recém-criado “Muro de Mães de Seattle”, inspirado na tática de Portland, onde mães vestidas de amarelo formam uma barreira humana entre manifestantes e policiais durante os protestos. 

O governo também enviou à revelia de prefeitos tropas federais para Chicago, em Illinois, Kansas City, em Missouri, e Albuquerque, no Novo México. A Polícia deu ordens para dispersar os manifestantes e usou muniçao para limpar a área. Os manifestantes responderam atirando pedras, garrafas e balões cheios de líquido contra os policiais. Reafirmamos que hoje nos EUA não vacilamos em dizer que toda nossa simpatia e solidariedade estão com os jovens negros e seu “ardente desejo de vingança”, que lutam com as “armas” que tem a mão contra o terror estatal e fascista no coração dos EUA, forjando um partido revolucionário e internacionalista para dar consequência política e programáticas a essas ações pontuais que apesar de corajosas são limitadas na luta contra o imperialismo ianque. Nesse sentido, para derrotar a ofensiva assassina do Estado capitalista e a bárbara ação policial deve-se construir milícias de autodefesa do povo pobre e dos trabalhadores, convocando uma paralisação geral nas principais cidades dos EUA! 


Os lutadores que estão nas ruas nos EUA não podem ter nenhuma ilusão na justiça capitalista e em seu Estado, são instrumentos de classe da burguesia contra os trabalhadores! Devem combater pela liquidação do imperialismo ianque unindo o povo pobre, negro com o conjunto da classe trabalhadora explorada contra o regime de opressão e espoliação capitalista mais forte do planeta! Como não há um contraponto revolucionário à degradação de uma sociedade doente que recorre a um estado policial contra seu próprio povo, a humanidade tende a caminhar para a barbárie imposta pelo império decadente. 

Desgraçadamente, se não houver uma direção política que aponte uma saída comunista para os trabalhadores de todo o planeta, assassinatos racistas, carnificinas neonazistas e guerras genocidas acontecerão como norma de sobrevivência do regime capitalista senil. Sem a intervenção do proletariado nesta conjuntura fascistizante em defesa da liquidação deste estado policial representados por Trump, os "Democratas", governadores e prefeitos, o capitalismo não se extinguirá, nem cairá de podre, ao contrário, arrastará a humanidade para a barbárie. Estamos vendo a volta com força do fascismo ianque em escala interna e planetária. Para que não se repitam novas cenas sanguinárias como o assassinato diário de negros dentro e fora dos EUA, somente a ação revolucionária do proletariado mundial poderá reverter estas tendências nefastas, se valendo da luta pela liquidação do modo de produção capitalista e tendo como estratégia a imposição de seu próprio projeto de poder socialista.