quinta-feira, 9 de julho de 2020

TOQUE DE RECOLHER NA SÉRVIA: MILHARES SAEM AS RUAS CONTRA A REPRESSÃO DO CONFINAMENTO IMPOSTA PELO GOVERNO VUCIC, MARIONETE DO IMPERIALISMO ALEMÃO 


Milhares de pessoas tomaram as ruas de Belgrado na Sérvia nesta quarta-feira (08/07) para protestar contra uma decisão do governo neoliberal presidido por Aleksandar Vucic, em reeditar um toque de recolher na capital, com a justifica do surto do novo coronavírus. Após um começo pacífico, a enorme manifestação desta quarta-feira acabou tendo cenas de violência e repressão, depois que manifestantes responderam às investidas da polícia lançando objetos nas tropas do governo que reagiram com gás lacrimogêneo. Estima-se que os confrontos ocorridos já na terça-feira (07/07) tenham deixado cerca de 60 feridos, incluindo manifestantes e policiais. As cenas de brutalidade policial foram registradas pela televisão, incluindo um incidente na ontem em que policiais usaram cassetetes para espancar três homens que se manifestavam pacificamente. Um grupo de manifestantes conseguiu entrar no Parlamento e ficou dentro de cerca de 15 minutos quando foram despejados pela polícia. O presidente Aleksandar Vucic, anunciou que um toque de recolher será restabelecido das 18:00 na sexta-feira às 05:00 da segunda-feira na capital e que pode se estender ao resto do país, desde quarta-feira são proibidos reuniões de mais de 5 pessoas em espaços públicos fechados e também ao ar livre, uma draconiana medida antidemocrática que gerou forte revolta popular. Falando sobre a revolta popular, Aleksandar Vucic culpou a violência por "extremistas” que assumiram quando "cidadãos decentes" furiosos com as restrições ao coronavírus se retiraram da manifestação. Vucic também apontou o dedo acusador para "todos os tipos de influência dos serviços de segurança estrangeiros", insinuando influência política da Rússia nos protestos. As acusações de intromissão estrangeira são um assunto delicado na Sérvia, desde a "revolução das cores", apoiada pelos EUA em outubro de 2000, que colocou no poder a coalizão neoliberal "Oposição Democrática". 

No bojo da revolta popular, que tem como eixo a precariedade do sistema público de saúde diante da pandemia onde faltam hospitais e medicamentos e “sobram” as determinações de confinamento repressivo, Vucic se encontrará com líderes do imperialismo francês e alemão ainda esta semana para negociar a capitulação definitiva do governo sérvio diante do esquartejamento do país pelas forças da OTAN. Da mesma forma que apoiamos a revolta popular contra a repressão policial nos EUA, independente de suas direções, os Marxistas Leninistas defendem o justo direito das massas sérvias se rebelarem contra as medidas de confinamento repressivo do governo “democrático neoliberal” de Vucic, com o pretexto de “proteção sanitária”.