sexta-feira, 31 de julho de 2020

BOLÍVIA EM LUTA: APÓS A DECLARAÇÃO DE MUSK SOBRE A VERDADEIRA AUTORIA DO GOLPE, COB ANUNCIA GREVE GERAL CONTRA A FRAUDE ELEITORAL

O CEO da corporação imperialista Tesla Motors, Elon Reeve Musk,  afirmou recentemente que os Estados Unidos podem dar um golpe de Estado em quem quiser: “Vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso”, escreveu Musk no seu Twitter. 

O bilionário, o sul africano que hoje vive em território norte-americano está a frente de cinco grandes empresas do ramo da tecnologia. Ele é fundador da SpaceX, uma empresa de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial, dono da empresa automotiva Tesla Motors,fundador e vice-presidente da OpenAI, que realiza pesquisa em inteligência artificial,  criador da empresa Neuralink, também de inteligência artificial e co-fundador e presidente da SolarCity, especializada em energia solar. 

Todas suas empresas necessitam de grandes reservas de lítio, e não por coincidência a Bolívia tem as maiores jazidas do precioso mineral, necessário para a fabricação de baterias de longa duração. Somente correntes da esquerda ultra revisionistas, como o POR, negam até hoje que na Bolívia ocorreu um reacionário golpe de Estado, contra o governo de Frente Popular encabeçado por Evo Morales, porém se ainda restavam algumas dúvidas sobre o patrocinador da operação, Musk tratou de dirimi-las agora. 

Com a retirada à força do MAS, assumiu o governo uma coalizão de extrema direita, encabeçada por Jeanine Añez, que se diz “presidente interina” da Bolívia. Añez anunciou a convocação de novas eleições presidenciais para o começo de setembro, após banir da vida política do país uma centena de dirigentes do MAS, partido de Evo, inclusive o ex-presidente. Porém agora, diante de uma profunda crise econômica e sanitária por que atravessa o país, Jeanine anunciou um novo adiamento das eleições, temerosa de uma derrota. Como resposta às manobras de mais uma fraude, a A Central Operária Boliviana (COB) ratificou nesta quinta-feira (30/07), sua resolução de greve geral contra o adiamento das eleições gerais para outubro. O dirigente da COB, Juan Carlos Huarachi, informou que a paralisação foi decidida em assembleia na terça-feira (28/07)durante protesto nas cidades de La Paz e El Alto. Estão previstos jejuns e o fechamento de estradas a partir do dia 3 de agosto. O sindicato Pacto de Unidade também integra a mobilização. 

A tarefa dos revolucionários no altiplano será organizar pela base esta greve, no sentido não apenas eleitoral, mas sim na perspectiva da derrubada de todo o regime golpista, marionete dos interesses comerciais do imperialismo ianque.