quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

AOS 90 ANOS DO ASSASSINATO DE SANDINO A NICARÁGUA AFIRMA: “O IMPERIALISMO CONTINUA A PERSISTIR ATÉ HOJE COM OS SEUS CRIMES” 

Sandino foi um nacionalista revolucionário nicaraguense, líder da rebelião popular e camponesa armada contra a presença militar dos Estados Unidos na na Nicarágua entre 1927 e 1933. Rotulado como um bandido pelo governo norte-americano, suas heróicas ações anti-imperialistas o tornaram um símbolo da resistência das massas em toda a América Latina.

Em um discurso proferido nesta última quarta-feira (21/02) em evento comemorativo do 90º aniversário do assassinato de Augusto César Sandino, o dirigente da FSLN, Daniel Ortega, afirmou que: “O imperialismo mundial, liderado pelos Estados Unidos, continua a persistir até hoje com os seus crimes contra outras nações, incluindo a Palestina”.

Em 19 de julho de 1979, triunfou no país centro-americano a segunda e última Revolução da esquerda armada da América Latina e do Caribe, antecedida pela Revolução Cubana (1959). Com o triunfo da Frente Sandinista de Libertação Nacional na Nicarágua, chegaram ao fim 45 anos de destruição sob o jugo da ditadura militar de Somoza, um títere do imperialismo ianque.