terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

“MUY AMIGO”: GOVERNO SIONISTA DO EGITO RECEBE AJUDA BILIONÁRIA DO FMI PARA CONSTRUIR CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NO DESERTO DO SINAI PARA OS PALESTINOS 

Na semana passada, o exército israelense ameaçou lançar um ataque em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, perto da fronteira com o Egito, onde estão mais de um milhão de palestinos. O enclave sionista planeja fazer essa operação genocida até 10 de Março, quando começa o Ramadã, caso seus reféns não sejam liberados pelo Hamas. O Instituto para Segurança Nacional e Estratégia Sionista cinicamente entende que a Guerra de Gaza é uma “oportunidade única e rara para evacuar toda a Faixa de Gaza”. O “muy amigo” governo sionista do Egito (visitado recentemente pelo demagogo Lula), em colaboração aberta com Israel, começou a construir há três semanas um campo de concentração no Deserto do Sinai e já recebeu a sinalização de uma “ajuda” do FMI no sentido de aprovar a concessão de um empréstimo adicional (entre 6 bilhões de dólares e 12 billhões de dólares) por tomar essa medida vergonhosa.

Um artigo recente num jornal libanês perguntava: “É chantagem?” Os Estados Unidos e a Europa estão pressionando o FMI para cancelar a dívida externa do Egito na medida que o governo sionista de Al-Sisi “acolha” os palestinos deportados forçosamente em seu campo de concentração no Sinai.

De acordo com o Financial Times, os israelenses estão negociando com o Egito para acelerar a construção do campo de concentração a fim de receber os palestinos em fuga. Existe até um precedente: em 1991, os Estados Unidos perdoaram ao Egito uma dívida de aproximadamente 10 mil milhões de dólares porque seu governo capacho concordou em apoiar uma coligação liderada pelos EUA para combater o Iraque.

O governo do Cairo está à beira da ruína devido à inflação, à dívida, ao declínio do turismo na região e ao bloqueio do Canal de Suez. Além disso, caminha na corda bamba entre os acordos de segurança com Israel e uma corrente popular generalizada de apoio à resistência palestina. No meio das negociações com o FMI e a União Europeia para obter mais dinheiro, o Egito não pode suspender a validade do tratado de Camp David de aberta colaboração com Israel e os EUA.

O governo sionista do Egito está preparando o campo de concentração ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza. O Wall Street Journal afirmou que o Egito poderia “alojar” até 100.000 palestinos em zonas fronteiriças, se necessário, como uma solução de compromisso com Israel, os EUA e com o apoio do FMI.