sábado, 3 de fevereiro de 2024

BOLSONARISMO E LULOPETISMO: TROCA DE ELOGIOS E AFAGOS DE DUAS FACES DA MESMA MOEDA NEOLIBERAL 

A ex-deputada bolsonarista, Janaína Paschoal, a mesma advogada que escreveu o parecer do golpe institucional de 2016 contra Dilma, exaltou: “A inteligência do presidente Lula” no encontro realizado com o também bolsonarista Tarcisio de Freitas, atual governador de São Paulo. Os afagos de Janaina Paschoal a Lula ecoa com os comentários de diversos bolsonaristas que têm acompanhado de perto as movimentações políticas do líder petista em sua aliança com o “Centrão”. Ontem, o anúncio de obras do túnel Santos-Guarujá trouxe à tona elogios à postura de Lula, especialmente por suas articulações com o governador Tarcísio. Ontem também foi realizado o ato de (re)filiação ao PT, da ex-prefeita Marta Suplicy, que desembarcou das hostes bolsonaristas da prefeitura da capital paulista direto para os braços da chapa encabeçada por Guilherme Boulos do PSOL. Nesta altura da “suruba” política entre o Lulopetismo e o Bolsonarismo, algum observador minimamente honesto não poderá duvidar que ambas frações da burguesia, uma cortando pela “esquerda” e outra pela “direita”, são na verdade duas faces da mesma moeda neoliberal e pró-imperialista.

No evento que selou a parceria entre governo federal e o estadual de São Paulo, para dar início as obras de um túnel que ligará Santos ao Guarujá, não faltou a claque lulista gritando: “Tarcísio volta para o PT”,  o presidente não se fez de rogado ao comentar que o governador já fez parte da equipe palaciana da ex-presidente Dilma e que aquele encontro era “civilizatório”, ou seja, da civilização capitalista onde ambos são apologistas.

Há pouco tempo atrás o picareta presidente do Partido Liberal, que hoje abriga Bolsonaro e sua quadrilha, Valdemar Costa, não poupou elogios a Lula, afinal ele fez parte da base aliada do presidente nas suas duas primeiras gerências petistas à frente do Estado burguês. As declarações públicas “amorosas” de Valdemar causaram “ciúmes” no ex-presidente fascistóide, que junto com Lula encena a peça teatral dos “dois inimigos viscerais”, obviamente que o público deste espetáculo circense são pessoas da mais pura “inocência”…

Entretanto nos bastidores de Brasília, longe dos holofotes da mídia corporativa, bolsonarismo e lulopetismo tratam de celebrar juntos a divisão do botim estatal, assegurando ao rentismo financeiro internacional (o legítimo patrão de ambos) os maiores rendimentos da história recente desta nossa república dos neobarões capitalistas.