quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

HAMAS APRESENTOU SUA RESPOSTA A PROPOSTA DE UM CESSAR-FOGO: “SOMENTE SE ISRAEL DETER SUA AGRESSÃO A FAIXA DE GAZA” 

A direção do movimento da Resistência palestina, Hamas, emitiu na noite da última terça-feira (06/02) um comunicado oficial anunciando que entregou a sua resposta a proposta de acordo de um cessar-fogo em Gaza aos mediadores egípcios e do Catar, depois de manter consultas com todas as outras facções da Resistência Armada Árabe.

A declaração indica que o Hamas abordou a proposta de forma positiva, desde que o acordo temporal com o regime sionista garanta o fim imediato da agressão a Gaza (bombardeios), a ajuda humanitária internacional, a reconstrução física e o levantamento do cerco à Faixa de Gaza, assim como a conclusão da troca de prisioneiros.

Segundo a liderança da Resistência: “O Hamas valorizou o papel dos irmãos no Egito, no Qatar e em todos os países que procuram pôr fim à agressão brutal contra Gaza”. Saudando a lendária firmeza do povo de Gaza e a sua corajosa resistência, o Hamas afirmou “que continuaria, juntamente com todas as facções políticas da resistência, defendendo o povo palestino até que a libertação dos territórios ocupados pelo sionismo fosse alcançada e os direitos legítimos dos palestinos fossem restaurados”.

Por sua vez, o Primeiro-Ministro do Qatar, Mohammad Abdul Rahman Al Thani, confirmou ter recebido a resposta do Hamas, indicando que inclui todas as notas e reflete a “positividade geral”. A autoridade do Catar disse que novas negociações serão realizadas para chegar a um acordo de cessar-fogo. Separadamente, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que discutiria a resposta do Hamas com o governo genocida de Netanyahu.