quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

GOVERNO SIONISTA DO EGITO CRIA UM NOVO CORREDOR COMERCIAL PARA BENEFICIAR ISRAEL: DITADOR AL-SISI E NETANYAHU SÃO AMBOS GENOCIDAS DO POVO PALESTINO 

Desde o início da Guerra de Gaza, o Hamas recorreu aos seus aliados do Eixo da Resistência Árabe em busca de apoio face à brutalidade militar de Israel. Muitos membros do Eixo Árabe responderam aos apelos da resistência palestiniana, embora com cautela. A contribuição do pequeno Iémen para a luta contra a agressão israelense é talvez a mais impactante em comparação com a dos outros parceiros da coligação, sem desmerecer é claro o apoio político e militar do Irã/Hezbollah. Porém a ditadura pró-sionista do Egito é uma vergonha para todos os povos árabes. Agora chegaram ao cúmulo da traição ao tentar abrir uma nova rota comercial para o enclave sionista escapar do cerco da Resistência.

Desde Novembro, as forças rebeldes Houthi concentraram-se em operações marítimas, bloqueando ou apreendendo navios comerciais com destino ou ligados a Israel. O grupo deixou claro que o seu objetivo era implementar o Artigo 1.º da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, ratificada pelo Iémen em 1989, que exige que os Estados se comprometam a prevenir e punir o genocídio. Entretanto, diante de uma solicitação de Netanyahu o Egito tenta contornar o bloqueio Houthi.

O mundo tem sentido as consequências da posição geográfica do Iémen e do seu peso no comércio internacional, dada a proximidade da ilha iemenita de Perim ao Estreito de Bab El Mandeb. Em vez de forçar Israel a respeitar o direito internacional, o Egito lançou um projeto conjunto com o sionismo para transportar mercadorias por terra, para criar uma nova rota comercial alternativa para o Mar Vermelho.

Este projeto econômico, que visa desviar parte do tráfego comercial do Canal de Suez, significaria uma perda significativa de receitas financeiras para o próprio Egito e um negócio muito lucrativo para Israel. Porém para a ditadura Al-Sisi, não importa a perda da soberania nacional e nem mesmo a subtração de suas divisas monetárias, a única questão vital para esses traidores da causa árabe e palestina é servir ao imperialismo ianque e seus cães sionistas.