quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

APESAR DA OFENSIVA REACIONÁRIA DA ESQUERDA BURGUESA “LULOMORAESISTA” CONTRA OS DIREITOS DEMOCRÁTICOS: ATO BOLSONARISTA DO 25/02 NÃO É UMA ALTERNATIVA PARA O MOVIMENTO DE MASSAS. CONSTRUIR UMA FERRAMENTA REVOLUCIONÁRIA DOS TRABALHADORES!

Bolsonaro convocou um ato na Avenida Paulista para o último domingo de fevereiro (25/02). Por meio de um vídeo, o ex-presidente afirma que estará pessoalmente no evento e que usará a manifestação de rua para se “defender” das recentes acusações das quais é alvo. Sem citar nomes, Bolsonaro pede ainda que os apoiadores estejam de verde e amarelo e não levem faixas ou cartazes “contra quem quer que seja”. O interessante da fala de Bolsonaro é que ele afirma “estarei na Paulista realizando um ato pacífico em defesa do nosso Estado Democrático de Direito”, ou seja, se coloca como defensor do regime político burguês, reclamando apenas dos “excessos” de Alexandre de Moraes (STF) contra ele e seu clã reacionário. Como o Blog da LBI vem denunciando Bolsonaro de fato é alvo de uma arbitrária perseguição do STF em conluio com a gerência da Frente Ampla, uma clara operação repressiva orquestrada para desviar o foco dos trabalhadores com as mazelas oriundas da crise econômica capitalista que se aprofundam com os ataques do governo Lula as mais elementares condições de vida dos trabalhadores, como o miserável “aumento” do salário mínimo. 

Em uma “resposta” defensiva, a Frente Ampla convocou as pressas um “ato nacional em defesa da democracia” para o mesmo horário e local, apoiando-se em uma iniciativa das torcidas organizadas. Essa convocação visa apenas marcar posição contra o Bolsonarismo, principalmente de olho nas eleições que se avizinham (2024 e 2026), na medida que Lula vem tentando aproximar os governadores neoliberais Tarcísio de Freitas e Cláudio Castro, pois o Planalto já conta com o apoio do “Centrão” no parlamento corrupto. Diante dessas convocatórias defendemos que os trabalhadores e sua vanguarda classista devem denunciar ambos os atos como “duas caras” do mesmo regime político burguês, com ambos os lados disputando a preferência do grande capital para manter a exploração capitalista sobre os trabalhadores! Nesse cenário denunciamos que a escalada repressiva e arbitrária contra Bolsonaro pelo STF e a PF logo se voltará contra os trabalhadores e sua vanguarda que saiam em luta em defesa das suas reivindicações e nesse combate se choque com as carcomidas instituições do regime político burguês!  Reafirmamos que apesar da ofensiva reacionária da esquerda burguesa “Lulomoraesista” contra os direitos democráticos dos trabalhadores consideramos que o ato Bolsonarista de 25/02 não é uma alternativa para o movimento de massas, portanto é necessário construir nos locais de trabalho, no campo e na cidade, uma ferramenta revolucionária dos trabalhadores!

Um elemento importante a ser destacado é que foi Bolsonaro quem convocou primeiramente seu ato político de rua contra a caçada policialesca do STF. Como a Frente Ampla e a esquerda burguesa apostam todas suas fichas nas iniciativas de Alexandre de Moraes vem impondo desde a posse de Lula a completa paralisia dos sindicatos e do movimento de massas, inclusive implodindo as campanhas salariais de 2023. Essa dinâmica serve exatamente ao objetivo central da Governança Global do Capital Financeiro no Brasil que é paralisar as lutas do movimento operário e popular com a “cortina de fumaça” do “combate” eleitoral a extrema direita, o que não passa de uma manobra sórdida da Frente Popular de colaboração de classes que todo o dia encontra guarida nas redes de TV e rádio para manter o movimento de massas na completa paralisia política enquanto o governo burguês de Lula&Alckmin aplica um duro ajuste neoliberal tendo a conivência da CUT e da burocracia sindical traidora corrupta!

Essa mesma exquerda sempre recorre ao espantalho do “golpe de estado” para ampliar suas alianças burguesas. Diante da convocação de Bolsonaro do ato de 25/02, a Frente Ampla tratou de nos bastidores estender ao máximo seu espectro político para aliados no campo do próprio Bolsonarismo, sempre tendo o terreno eleitoral como prioridade máxima e nunca a mobilização popular. Boulos por exemplo tem celebrado a aproximação de Lula com Tarcísio de Freitas. Essa dinâmica ocorre porque Lula e o PT se apoiam hoje fundamentalmente no STF e na Rede Globo para manter Bolsonaro “emparedado”, apostando na ampliação das ações institucionais contra a extrema-direita.

Como há um amplo desgaste do governo da Frente Ampla entre os setores mais proletarizados da sociedade, a base social da Lulopetistmo vai ficando cada vez mais restrita à classe média “proge”, principalmente a ligada ao funcionalismo público. Esse setor aplaude acriticamente a aliança com “Xandão” e a Família Marinho, tanto que o seu mote agora é o “Toc Toc!”, referindo-se a expectativa que a PF bata a porta de Bolsonaro para prendê-lo.

Ocorre que entre as massas proletarizadas alvo central da grave crise econômica que atinge o país há uma clara percepção de que Bolsonaro está sendo perseguido injustamente já que a farsa da tentativa “golpe de estado em 08.01.2023” (sem apoio do alto-comando das FFAA!) só existe na cabeça dos apoiadores da gerência da Frente Ampla sustentada pelo amplo noticiário do consórcio da mídia corporativa.

Frente as iniciativas políticas do Bolsonarismo e da esquerda “LuloMoraesista”, a hidra burguesa de duas cabeças tupiniquim, é preciso construir uma alternativa política dos trabalhadores, que tenha como centro nesse momento a luta pelas reivindicações mais sentidas dos explorados (salário, emprego, moradia, saúde...), que possa forjar um ferramenta revolucionária que seja completamente independente das duas alas burguesas em disputa!