domingo, 18 de fevereiro de 2024

AVDIVKA SOB CONTROLE RUSSO: OTANISTA ZELENSKY SOFRE MAIS UMA DERROTA

 

A Rússia anunciou no último sábado (17/02) que as suas forças militares assumiram o controle total da cidade de Avdivka, em Donbass (leste da Ucrânia), horas depois do governo neofascista de Kiev ter anunciado a retirada do seu antigo bastião, onde ambos os lados mantinham um conflito nos últimos quatro meses. Embora o presidente russo, Vladimir Putin, tenha descrito a tomada daquela cidade como uma “Vitória importante”, o presidente otanista, Volodymyr Zelensky, tentava justificar a derrota na Conferência de Segurança de Munique que a vergonhosa retirada visava: “Salvar o maior número de vidas possível”. A Porta-voz do Ministério das Relações Internacionais da Rússia, María Zajárova, ironizou neste domingo a justificativa do presidente ucraniano para a retirada de Avdivka: ”Zelensky só luta por dinheiro e contra civis”.

 Localizada a cerca de 10 quilômetros a noroeste de Donetsk, a cidade de Avdivka tem sido o epicentro de intensos combates entre as partes no conflito entre a Rússia e o preposto da OTAN. Desde 2014, quando começaram as operações militares ucranianas em Donbass, Avdivka tem estado perto da linha da frente e tornou-se um reduto com bases fortemente reforçadas.

Avdivka também abriga uma importante fábrica de produtos químicos, uma das maiores da Europa. Até 2014, produzia cerca de 30 tipos de produtos químicos, mas durante os combates serviu como base fortificada para as tropas ucranianas ali entrincheiradas com a cobertura logística da OTAN.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu a vitória em Avdivka como um dos campos de batalha mais importantes porque é um ponto estratégico, a partir desta área as forças armadas do governo neofascista de Zelensky lançaram ataques contra Donetsk, Makeyevka, Yasynovataya e outras áreas limítrofes. Desde o Blog da LBI, que vem acompanhado desde a primeira hora a operação defensista russa contra o avanço do imperialismo ianque/OTAN na frota russa, saudamos esta importante conquista para a população de Donbass!