domingo, 18 de fevereiro de 2024

DIA DE AÇÃO GLOBAL EM DEFESA DA PALESTINA: MILHÕES SE MANIFESTAM CONTRA O ENCLAVE TERRORISTA DE ISRAEL E PELA VITÓRIA DA RESISTÊNCIA ÁRABE! 

Milhões de pessoas manifestaram-se neste sábado (17/02) por Gaza em todo o mundo. Da Turquia à Alemanha, à Austrália e à Coreia do Sul passando pela América Latina.  As grandes multidões de manifestantes gritaram contra o genocídio israelense na Faixa de Gaza, apelando por um cessar-fogo imediato. Os protestos foram realizados sob o lema Dia de Ação Global em defesa Gaza, anunciado por grupos de solidariedade pró-Palestina. Estima-se que os atos foram realizados em mais de 100 cidades em 45 países ao redor do mundo. Na Alemanha, um dos maiores protestos ocorreu nas cidades de Berlim e Munique, enquanto na Suécia, dezenas de milhares de manifestantes inundaram as cidades de Estocolmo, entre outras cidades. Várias cidades italianas também relataram grandes manifestações e reuniões pró-Palestina, incluindo a cidade de Turim, no norte de Itália, e Verona, onde a polícia reprimiu os manifestantes. No Brasil, a LBI se mobilizou em defesa da vitória militar da resistência palestina contra o enclave terrorista de Israel!

A Irlanda não foi, obviamente, a excepção, já que várias cidades irlandesas, especialmente Dublin, foram inundadas por manifestantes, gritando pela liberdade palestina e em solidariedade com Gaza. As cidades turcas figuraram com destaque na lista de manifestações pró-Palestina. O maior protesto ocorreu em Istambul. 

Mais uma vez, as cidades inglesas lideraram muitos dos protestos em termos de participação. Centenas de milhares de pessoas participaram no protesto em Londres, que começou no Hyde Park, no centro de Londres, e marcharam em direção à embaixada israelense exigindo o fim do genocídio.

Em Nova Iorque, um grande comício, organizado por estudantes, começou espontaneamente em frente a uma biblioteca pública e seguiu até à sede do jornal New York Times. Vídeos e postagens nas redes sociais mostraram a polícia norte-americana reprimindo os manifestantes, prendendo vários deles. 

Em Sydney, na Austrália, foi realizada uma manifestação em solidariedade aos palestinos em Gaza. Exigiu a entrega rápida de ajuda humanitária aos 2,3 milhões de palestinos sitiados em Gaza, clamando por um cessar-fogo imediato.

Em Seul, na Coreia do Sul, uma grande multidão gritou contra o genocídio israelense, hasteando bandeiras palestinas e chamando o primeiro-ministro sionista, Benjamin Netanyahu, de criminoso de guerra. 

No mundo árabe, mais uma vez, o Iêmen e Marrocos lideraram. Pelo segundo dia consecutivo, milhões de iemenitas marcharam em cidades, vilas e até aldeias em solidariedade com os palestinos. As manifestações iemenitas ocorreram mesmo durante os implacáveis ​​ataques norte-americanos e britânicos em defesa da vitória militara da resistência palestina.

Ao contrário de outros países árabes aliados aos imperialismo ianque e ao sionismo como o Egito e a Arábia Saudita, o Iêmen traduziu a sua solidariedade em ação, impedindo que navios com destino a Israel navegasse pelo Mar Vermelho. A acão direta do Iêmen levou à criação de uma coligação imperialista de guerra liderada pelos EUA, que tem como alvo o Iêmen através de ataques aéreos que mataram e feriram muitas pessoas. O exército iemenita diz que não cederá até que Israel ponha fim ao seu genocídio em Gaza.

Por seu lado, um grupo de solidariedade marroquino declarou ter realizado 120 protestos nas principais cidades marroquinas, incluindo Casablanca, Kunaitera, Sala e Al-Jadeeda, exigindo que Israel não atacasse Rafah e apelando ao fim do genocídio. Viva a resistência palestina!