quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

REGIME DO IRÃ COLOCA TRUMP NA “LISTA NEGRA” DE ASSASSINOS PROCURADOS: PORÉM AIATOLÁS AINDA TEM ILUSÕES NO CARNICEIRO BIDEN

O governo do Irã colocou na “lista negra” de assassinos procurados, o presidente dos EUA, Donald Trump, e outros altos funcionários do imperialismo ianque, argumentando sua participação em "atos terroristas e contra os direitos humanos", relata a agência internacional de notícias Reuters. A medida permite o confisco de quaisquer bens das pessoas sancionadas na República Islâmica.  No entanto, o pedido é considerado simbólico, uma vez que até o momento não houve informações sobre o acatamento desta medida por outros países e tampouco dos organismos multilaterais da ONU. Além deste elemento claro da parcialidade da ONU em relação aos governos das nações imperialistas, Trump não possui ativos financeiros no Irã que possam ser confiscados.

Portanto, a decisão do regime iraniano não teria repercussões financeiras diretas para os autuados, entre os quais estão o Secretário de Estado, Mike Pompeo; o ex-secretário de Defesa, Mark Esper; O secretário de defesa em exercício, Christopher Miller, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores iraniano citado pela mídia estatal.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Saeed Khatibzadeh, disse que os funcionários foram colocados na lista negra "por seu papel em atividades terroristas e contra os direitos humanos contra o Irã e seus cidadãos". Desde 2018, Washington impôs inúmeras sanções contra várias autoridades, políticos e empresas iranianas depois de retirar os EUA do acordo nuclear denominado Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), assinado em 2015 por várias potências no mundo todo.

Sobre este tema da energia nuclear, o presidente do país norte-americano, Joe Biden, afirmou que a Casa Branca voltará a fazer parte do tratado se a República Islâmica retomar o estrito cumprimento dos acordos. Na verdade uma operação de chantagem do Democrata sobre o regime iraniano, exatamente como ex-presidente Obama fez em sua gestão, tentando forçar uma redução do potencial nuclear ofensivo da nação persa. O chacal Biden não é menos imperialista do que o reacionário Trump, ambos são apenas ex ou gerentes do maior Estado capitalista do planeta, e apenas executam as ordens do “Deep State” da burguesia ianque. Entretanto o regime nacionalista dos aiatolás não se configura em um país socialista, existem atritos políticos e econômicos muito importantes com os EUA, mas o governo de Teerã mantém seu caráter burguês, apesar da revolução antiimperialista que ocorreu no país em 1979. Isto vem explicar os vacilos e ilusões que o Irã ainda mantém na camarilha de bandidos do Partido Democrata.