quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

QANON: UMA OPERAÇÃO CRIADA PELO PRÓPRIO FBI/CIA (DEEP STATE), VOLTADA PARA A “GUERRA HÍBRIDA” NOS EUA

Estamos diante de um “espetáculo circense”, criado por profissionais do Deep State e orquestrado para sustentar o espantalho da extrema direita como puro distracionismo. Também é muito útil para que o reformismo permaneça de pé  agitando o fantasma da “teoria da conspiração” contra a esquerda revolucionária que ainda ousa denunciar toda podridão das entranhas do Estado capitalista, muito longe de ser um “poço de ética”. Assim é o QAnon, em última instância para além de sua fantasia alucinada, um instrumento da Social Democracia imperialista para desmoralizar seus opositores, sejam da extrema direita ou da extrema esquerda.

O fenômeno Qanon surgiu recentemente, no final de outubro de 2017 quando esse tipo de “fantasma” apareceu na internet. Foi precedido por outros semelhantes, como o FBIanon, CIAanon... Essas eram contas de mídia social que foram abertas e fechadas para criar cortinas de fumaça. Eles fazem parte de mais uma operação da guerra híbrida voltada desta vez para a luta política no interior dos próprio EUA. Como a Wikipedia explica, nos Estados Unidos a letra Q denota uma pessoa com a autorização de segurança mais alta do Departamento de Energia dos Estados Unidos, necessária para administrar informações ultrassecretas sobre armas nucleares.

Enquanto isso, "anon" é uma abreviatura de "anônimo", termo muito conhecido após o movimento mundial “anarquista” adotar o mesmo nome. Conseqüentemente, Qanon denota alguém que esconde sua identidade por trás de um pseudônimo e vaza informações confidenciais ou finge falsificá-las.  Deve-se ter em mente que, no mundo “fantasmagórico” da espionagem estatal, "informações confidenciais" são chamadas de informações cuja fonte não pode ser identificada. Na maioria das vezes, trata-se simplesmente de informações falsas plantadas com fins bem precisos. Qanon é, portanto, um personagem “anônimo” que espalha informações absolutamente disparatadas, mas com algum objetivo político real nada transloucado.

O Wikileaks afirmou que Qanon participa de uma versão do Live Action Role Play (LARP), um RPG da Delphic Oracle, uma página da web que lembra o lugar para onde os gregos foram para que os videntes pudessem lhes contar suas previsões futuras. Este ambiente virtual está inativo desde 2018. Em qualquer caso, acrescentou o Wikileaks, “é claro que muitos estão cientes de seu potencial de manipulação e irão usurpar se ainda não o fizeram”.

Em novembro do ano passado, a Reuters informou que as primeiras contas de mídia social promovidas pela Qanon foram administradas a partir de Moscou. Embora parecessem norte-americanos, eles "mostraram um interesse incomum pelos assuntos russos", afirmou à agência de notícias. Desde 2018 a capa da Delphic Oracle, tem uma foto congelada de uma banda de música do exército russo. Já explicamos em outros artigos que todas essas operações de suposta "interferência russa" se originam muito longe da Rússia. Eles são operações de bandeira falsa administradas pelo FBI/CIA por meio de empresas de segurança de computador como a CrowdStrike.

Existem vários exemplos da tentativa do Deep State em envolver a Rússia, por razões óbvias, no jogo político ianque. Em 2018, a empresa americana New Knowledge, fundada por funcionários da Agência de Segurança Nacional NSA e do Pentágono, foi contratada pelo Comitê de Inteligência do Senado para investigar a famosa "pirataria russa" para influenciar as eleições presidenciais de 2016 que Trump ganhou.

O labirinto de contas em redes sociais, bots, trolls, personagens como Guccifer ou Qanon, eles não são reais, embora possam até agrupar tolos desavisados direitistas. Eles podem ter mais ou menos influência, dependendo da conjuntura, podem até confundir e paralisar, mas é claro que se eles têm alguma repercussão não é porque o Kremlin está por trás disso, mas porque o FBI e CIA está “puxando os cordões”. Isso ficou absolutamente cristalino na manifestação da extrema direita em apoio a Trump no Capitólio, nada melhor para os planos de recrudescimento do Deep State, do que acusar o QAnon de tentativa de um golpe de Estado, manipulando alguns palhaços fantasiados e completamente desarmados, para “assaltar o poder” do poderoso Pentágono... somente a esquerda reformista e domesticada para “engolir” esta utilíssima fábula política.