sábado, 9 de janeiro de 2021

“O GLOBO” ELOGIA BINDEN E ATACA DUPLA TRUMP-BOLSONARO: FAMIGLIA MARINHO SE ESPELHA NOS EUA PARA COSTURAR “FRENTE AMPLA” ENTRE O “CENTRO CIVILIZATÓRIO” (VELHA DIREITA NEOLBERAL) E A ESQUERDA DOMESTICADA NO BRASIL

Em editorial neste sábado (09.01) intitulado “Brasil precisa tomar cuidado com o exemplo de Trump”, o jornal O Globo, porta-voz político da golpista famiglia Marinho que apoiou a ditadura militar assassina sai em defesa da democracia, afirmando que a “sociedade e as instituições republicanas brasileiras precisam se preparar para enfrentar em 2022, com Jair Bolsonaro, o que os Estados Unidos enfrentam atualmente com Donald TrumpComo se observa, os Marinho estão engajados em costurar a frente ampla burguesa que tem o Centro Civilizatório (a velha direita neoliberal, PSDB-DEM) como sua opção preferencial na disputa eleitoral de 2022, fazendo da cínica “defesa da democracia” uma plataforma comum que aproxima PT, PCdoB e PSOL em seu plano de formar um grande bloco burguês de oposição a Bolsonaro, com ocorreu com Biden nas eleições presidenciais EUA contra o Trump, uma frente que foi de Bush filho, passando por Obama, Sanders, ala esquerda do Partido Democrata... abarcando até grupos que se proclamam trotskistas.

“Veladamente, a declaração deixa claro que ele está disposto a, mais uma vez, imitar seu mentor americano e incitar atos violentos e antidemocráticos”, diz o texto, em relação à frase dita por Bolsonaro, de que “se não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, vamos ter problema pior que os Estados Unidos”. “Desde muito antes da invasão do Capitólio pelas hostes trumpistas, Bolsonaro semeia dúvidas sobre as urnas eletrônicas e, sem apresentar prova, já denunciou fraudes eleitorais no Brasil até em 2018, quando ele próprio venceu”, diz O Globo. 

Após afirmar que o Brasil tem um “sistema eleitoral mais confiável, eficaz e seguro que o americano”, o porta-voz dos Marinho diz que Bolsonaro e seu clã há muito esboça o projeto de “desencadear uma crise institucional” e arremata: “A resposta política e institucional americana serve de exemplo. Como nossas instituições não têm a mesma resiliência, é preciso que o país se resguarde para evitar o ‘pior’ a que Bolsonaro se referiu”. 

A política da Rede Globo é a que vem sendo por exemplo adotada na disputa pela presidência da Câmara, visando derrotar o candidato de Bolsonaro. A articulação conduzida por Rodrigo, a velha direita neoliberal, agora na pandemia rebatizada de “Centro Civilizatório” por seguir as orientações da OMS e sua suposta “ciência”, conta com o apoio dos Tucanos de João Dória (pioneiro das vacinas “placebos” da segunda linha chinesa da Big Pharma), além do próprio DEM, integra o MDB, PSL, Cidadania, PV e Rede, além da esquerda domesticada (PT, PCdoB e PSOL).

A vitória de uma candidatura do chamado “Centro Civilizatório”, a antiga “centro-direita” neoliberal, garantiria um novo fôlego para Paulo Guedes porque seria um triunfo do próprio mercado e dos rentistas, enfraquecendo o presidente neofascista para a disputa de 2022. Este é o cenário político projetado pela burguesia nacional e o novo gerente do imperialismo ianque, ou seja, o descarte de Bolsonaro pela via eleitoral e menos traumática possível.

Esta também é a estratégia do PT, “sangrar” Bolsonaro até que ele chegue muito enfraquecido nas eleições presidenciais, acontece que a adoção desta tática da demagogia oposicionista inócua e institucional, acabou se estilhaçando com a pandemia, onde o “Centro Civilizatório” como o mesmo discurso vazio da esquerda burguesa de acusar “Bolsonaro genocida”(por conta exclusivamente da pandemia e não por sua política de entrega da economia do país ao rentismo), capitalizou muito mais votos e prefeituras nas municipais deste ano.

O resultado da desastrosa política de colaboração de classes da Frente Popular liderada pelo PT, se confirmou tragicamente no fortalecimento do chamado “Centro Civilizatório” em todos os terrenos, e que agora com a demagogia criminosa da iniciativa Tucana das vacinas placebo em São Paulo, marcha para uma acachapante vitória em 2022. Para o PT e seu séquito reformista, PSOL e PCdoB, restará manter a estratégia já previamente derrotada da “oposição burguesa palatável e sem nenhuma ação direta”, talvez sonhando agora com 2026...