quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

2 ANOS DA PRISÃO DE CESARE BATTISTI: ISOLADO NAS MASMORAS DA ITÁLIA EM CÁRCERE PERPÉTUO, SEM DIREITO A VER ADVOGADOS E FAMILIARES... RETOMAR A CAMPANHA INTERNACIONAL PELA SUA LIBERDADE! 

Os advogados, simpatizantes da sua liberdade e parentes de Cesare Battisti, condenado arbitrariamente à prisão perpétua na Itália, denunciaram quando se completa dois anos de sua entrega pelo governo Evo Morales as masmorras fascistas em 2019, que ele está sob a tortura do isolamento que sofre na prisão onde cumpre sua pena. 

“O Ministério (da Justiça italiano) o prendeu em uma espécie de ‘bolha’”, disse um membro de sua família. Ele cumpria pena numa prisão de segurança máxima na Sardenha, sob estrito confinamento solitário reservado a detidos condenados por terrorismo. O ex-militante pediu então para ser transferido para uma prisão mais próxima da residência de sua família e, após uma greve de fome, foi levado para a prisão de Rossano, na Calábria, no sul da Itália. 

Enquanto na Sardenha ele podia pelo menos usar seu computador, na Calábria “ele não tem nada” denunciam os advogados: “Até o papel é racionado e ele passa o dia olhando para a parede”, explicando que estão estudando formas de apelar à justiça europeia, porque “é uma verdadeira tortura”. Battisti tentou enviar uma carta para seu advogado a fim de reclamar de suas condições de encarceramento ou quando mencionou sua situação em telefonemas, a direção da prisão aumentou as medidas de isolamento. 

Na prisão da Sardenha, Cesare Battisti continuou a escrever e publicar. Segundo parentes, terminou um novo romance que esperam poder publicar na França e no Brasil.

Recordemos que no dia 13 de janeiro de 2019, há exatamente 2 ano Battisti era entregue por Evo Morales ao governo italiano. Desde então ele está nas masmorras neofascistas, em num presídio de segurança máxima. Preso na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, Cesare Batistti foi entregue a Itália pelo então presidente Evo Morales para ser encarcerado até a morte nas masmorras do governo fascista do primeiro-ministro Guiseppe Conte. 

O mesmo Evo que capitulou vergonhosamente a fração fascista do imperialismo europeu foi alvo de um golpe de estado patrocinado pela CIA, OEA e os bandos da extrema-direita bolivianos ano passado. Como denunciamos a época, tratou-se de uma traição vergonhosa da gestão de centro-esquerda burguesa do MAS (Movimento ao Socialismo), que se curvou as exigências do imperialismo europeu, particularmente da ala de extrema-direita que vai apresentar Batistti como um prêmio da reação burguesa em uma etapa de profunda ofensiva neoliberal mundial contra as liberdades democráticas do proletariado.

Lembremos que diante dessa decisão escandalosa, Morales foi congratulado pelo neofascista Bolsonaro: “O governo brasileiro se congratula com as autoridades bolivianas e italianas e com a Interpol pelo desfecho da operação de prisão e retorno de Battisti à Itália. O importante é que Cesare Battisti responda pelos graves crimes que cometeu. O Brasil contribui assim para que se faça justiça!”. A entrega de Evo revelou a impotência do nacionalismo burguês diante das potências capitalistas, a mesma covardia política que se viu em sua negativa a enfrentar o golpe de estado, fungindo covardemente para o México. 

Nos dois casos, denunciamos a traição vergonhosa do governo do MAS à luta dos trabalhadores e dos povos latino-americanos, que voltou ao governo com a eleição de Arce mediante um acordo com o imperialismo e a direita golpista!

Em 2017 houveram duas greves de fome em protesto as péssimas condições para os detentos. Depois de sua entrega vergonhosa para a Itália pelo governo de Evo Morales, Battisti foi encarcerado para morrer pelo “crime” de militar na organização armada Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) contra o imperialismo italiano. O atual governo de extrema direita, encabeçado pelo reacionário Primeiro Ministro Giuseppe Conte, vem apresentando Battisti como um troféu.

Cesare ainda está vivo, é tarefa da esquerda revolucionária mundial lutar até às últimas consequências por sua integridade, impulsionado o combate internacionalista pela sua imediata libertação da masmorra secular do fascismo italiano, a mesma que aprisionou o gigante Antônio Gramsci! Perseguido por mais de 37 anos para os interesses políticos das hordas fascistas, eles conseguiram levá-lo para Itália, graças ação do governo de extrema direita de Bolsonaro e com a covardia e traição de Evo Morales. Na Itália vem crescendo a campanha pela sua anistia, encabeçada por diversos grupos e ativistas políticos.

Neste momento é necessário desenvolver em todo o mundo uma forte luta pela liberdade imediata de Battisti. A LBI conclama o conjunto da esquerda revolucionária que até agora não entrou com firmeza nesta luta, além dos agrupamentos que se reclamam democráticos e anti-imperialistas a desenvolvermos no Brasil e na nível internacional uma campanha pela liberdade do ex-militante do PAC dos cárceres do fascismo, apoiando as iniciativas que vem sendo tomadas na Itália! Cesare Battisti está vivo, lutemos pela sua imediata libertação!