terça-feira, 22 de dezembro de 2020

CRIVELLA É PRESO: DEPOIS DA DERROTA ELEITORAL, A CADEIA... “CENTRO CIVILIZATÓRIO” (DIREITA NEOLIBERAL) E REDE GLOBO ACERTAM SUAS CONTAS COM O “BISPO” DA UNIVERSAL DE OLHO EM BOLSONARO

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi preso hoje pela manhã (22.12) pela Operação conjunta da Polícia Civil e do MP-RJ, tendo como pretexto as investigações sobre a existência do "QG da propina" no Rio de Janeiro, um esquema de corrupção que acontecia dentro da prefeitura carioca. O MP-RJ diz ter encontrado indícios de “bilionárias movimentações atípicas” da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e afirmou ser “verossímil concluir” que a entidade religiosa está sendo “utilizada como instrumento para lavagem de dinheiro fruto da endêmica corrupção instalada na alta cúpula da administração municipal” do Rio. O prefeito em final de mandato é bispo licenciado da Iurd e o primo de Edir Macedo, Mauro Macedo, tesoureiro das campanhas eleitorais, também foi preso. 

Como dissemos anteriormente, essas denúncias divulgadas amplamente em setembro pela Rede Globo visavam fortalecer a oposição a Crivella, favorecendo eleitoralmente Paes (DEM), do chamado “Centro Civilizatório” (a velha direta neoliberal), o que acabou acontecendo com sua vitória na disputa recente. Sabemos muito bem que a prisão de Crivella, já derrotado eleitoralmente e um moribundo político, faz parte de mais um espetáculo midiático para colocar na defensiva a Igreja Universal e seu parceiro Bolsonaro, além de patrocinar o apoio ao novo prefeito, Eduardo Paes, que se alinha com Dória (PSDB), no falso combate a Pandemia por meio do negócio trilionário da vacina da Covid-19, passando bem longe de qualquer medida moralizadora, como quer fazer crer a prisão  ocorrida hoje. 

Obviamente não nos colocamos pela defesa do reacionário Crivella mas alertamos que a luta de classes não avançará por meio de nenhum “braço” do Estado Burguês, muito menos do corrompido sistema judiciário, por isso diante do conflito aberto entre a máfia da Igreja Universal-Bolsonaro e o “Centro Civilizatório” e a Rede Globo, nos colocamos pela derrota de ambos bandos capitalistas! 

Para os Marxistas, não restam dúvidas que as igrejas evangélicas são hoje no país a base de formação ideológica das milícias protofascistas, além de verdadeiras empresas comerciais de grande porte (“lavanderias de dinheiro”) a serviço de políticos burgueses e corruptos, como por exemplo o prefeito Crivella do Rio de Janeiro. 

Com uma centena de parlamentares no Congresso, a Bancada Evangélica é responsável por aprovar a pauta mais neoliberal é reacionária, além impor seu obscurantismo religioso.

Milhares de igrejas (seitas) evangélicas e pentecostais povoam as principais cidades do país. Estes “Centros” religiosos são organizados em regiões de muita carência econômica, e funcionam como uma verdadeira rede de proteção social, onde geralmente falha por completo os serviços da seguridade estatal. Seitas empresariais como a chamada “Igreja Universal” tiveram um fantástico crescimento nas últimas duas décadas, e não raramente obtiverem até financiamento público para a expansão de seus negócios, inclusive nos governos da Frente Popular, o que ganhou ainda maior peso com neofascista Bolsonaro. 

Este fenômeno político que ocorre na conjuntura de nosso país poderia se definido pelos Marxistas como uma espécie de “Theofascismo”, e não deixa de ser um elemento muito nocivo para a luta do movimento operário e popular

Somente a mobilização direta das massas será capaz de derrotar o Estado de exceção em pleno curso no país, cujo objetivo final é retirar direitos sociais e garantias democráticas do povo brasileiro para favorecer rentistas internacionais. 

Nessa senda, não nutrimos nenhuma simpatia com o "centro civilizatório" com faz a Frente Popular, que vai inclusive apoiar o candidato de Maia na disputa da Câmara dos Deputados. Nossa tarefa é derrotar Bolsonaro e seus aliados como Crivella, assim como a centro-direita e a Frente popular, a partir da luta direta dos trabalhadores, sem depositar nenhuma expectativa na justiça burguesa e em sua moralização pelas carcomidas e corruptas instituições do regime político senil!