segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

DEZEMBRO 2011: TROPAS MILITARES IANQUES SE RETIRAVAM DO IRAQUE DEIXANDO EM SEU LUGAR UM GOVERNO TÍTERE DO IMPERIALISMO

Em dezembro de 2011, após oito anos de ocupação militar sobre o Iraque, o então presidente Barack Obama e seu então vice, Biden, “retiraram” oficialmente as tropas ianques do território iraquiano. A ocupação trouxe um saldo macabro para a combalida população iraquiana: quase 200 mil civis mortos nesta guerra de rapina colonialista, milhares de mutilados, milhões de refugiados, desemprego em massa; o país está arrasado em sua infraestrutura, a água potável é escassa (poços foram envenenados pela coalizão anglo-americana), o sistema de saneamento básico e eletricidade são precários. 

Com um rastro de sangue por onde passaram, as tropas anglo-ianques estiveram “atoladas” nas areias do deserto iraquiano durante nove anos, tendo como resultado, no enfrentamento com a heroica resistência iraquiana, a morte de mais de quatro mil soldados americanos e milhares de feridos e um “custo” que supera a casa dos quatro trilhões de dólares para manter a logística de guerra.  

O chamado “custo de guerra” é apenas um subterfúgio, uma jogada diversionista do imperialismo para ocultar uma operação de grande envergadura militar que está sendo preparada, a de apontar seus mísseis para a Síria e Irã, fato que a mídia “murdochiana” faz questão de esconder. 

Como é sabido, o imperialismo ianque e europeu não “abandonaram” simplesmente o território iraquiano. Ao contrário, o Pentágono traçou uma nova estratégia militar para a região a fim de aumentar ainda mais seu controle geoestratégico no Oriente Médio. Para reprimir e intimidar a população local, as diversas etnias e grupos religiosos – entre os quais sunitas e xiitas – os militares ianques deixaram no lugar das tropas regulares um enorme contingente de mercenários que já atuavam junto às tropas oficiais. 

Trata-se de uma máfia, ou empresas privadas de segurança contratadas pelo Pentágono para “manter a ordem” social e política no Iraque, sendo que mais conhecida é a “Blackwater”. 

A “Blackwater Security Consulting Company”, para se ter uma ideia, é acusada de vários crimes hediondos durante a guerra de ocupação, pois segundo o próprio Wall Street Journal, “utilizam fuzis como se fossem buzinas” para defender a propriedade privada dos grandes trustes petrolíferos.

O objetivo do imperialismo ianque, neste sentido, foi coordenar um “ataque em pinças” sobre o território sírio, uma vez que tropas renovadas estariam estacionando no Iraque, Jordânia e Turquia, Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes, apoiadas pelas “Forças de Operações Especiais” compostas por mercenários e dissidentes sírios. 

A operação estratégica, formando um “eixo de guerra”, consiste em realizar pequenas incursões ao sul, norte e leste sírio, penetrando pelas fronteiras. Com o “caos” provocado, o imperialismo faria um cínico apelo “humanitário” à opinião pública para intervir no país a fim de “evitar um banho de sangue”, tal como já fizera na Líbia.

A falsa “retirada” das tropas regulares imperialistas do Iraque por parte de Obama respondeu a uma ofensiva militar ainda mais cruel, serve para perfilar suas tropas para novos alvos estratégicos, Síria e Irã. Quer dizer, não se trata de uma “retirada”, mas sim de uma substituição tático-propagandistica por parte do Pentágono, uma vez que mercenários e efetivos estrangeiros (regulares e irregulares) ainda permaneceram no país. 

Os povos iraquiano e sírio, bem como o proletariado mundial, depois enfrentaram duramente novas guerras genocidas não só no campo militar como também no terreno político contra a sanha da Casa Branca de intervir diretamente sobre países que não se alinhem à sua vontade colonialista.