terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MIL DIAS SEM MARIELLE: PM´S E “FAMILÍCIA BOLSONARO” APERTARAM O GATILHO, SOB O COMANDO DA ENGRENAGEM ASSASSINA DO REGIME BURGUÊS 


Hoje completa-se mil dias do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). Estão presos como executores do homicídio da parlamentar carioca o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-PM Elcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, por envolvimento no assassinato dela e do motorista Anderson Gomes. Lessa teria atirado nas vítimas, e Elcio era quem dirigia o Cobalt prata usado na emboscada. O policial Lessa mora no condomínio Vivendas da Barra, na Avenida Lúcio, o mesmo de Bolsonaro. O outro assassino posta fotos nas redes sociais com o presidente neofascista, em resumo a “Familícia Bolsonaro”, que controla parte das milícias no Rio de Janeiro, está diretamente envolvida na morte da parlamentar do PSOL!

1000 dias depois da morte, ocorrida em 14 de Março de 2018, a “investigação” concluiu o que todos já sabiam: as milícias policiais executaram a vereador do PSOL. A mando de quem assassinaram Marielle? A resposta é clara: cumpriram as ordens da burguesia e seus gerentes políticos subordinados a Casa Branca.

O PSOL continua jogando suas ilusões na investigação da Polícia Civil fluminense e mesmo do “auxílio” da PF. Frente os resultados obtidos, o deputado Marcelo Freixo declarou “São prisões importantes, são tardias. Dia 14 de março faz três anos do assassinato da Marielle, é inaceitável que a gente demore um ano para ter alguma resposta. Então, evidente que isso vai ser visto com calma, mas a gente acha um passo decisivo. Mas o caso não está resolvido. Ele tem um primeiro passo de saber quem executou. Mas a gente não aceita a versão de ódio ou de motivação passional dessas pessoas que sequer sabiam quem era Marielle direito...  Essa pessoa não investigou só Marielle, essa pessoa investigou também a minha vida. A mando de quem? A partir de quando? Com que interesse político ele faz isso? Essa pessoa faz parte de um grupo que todo mundo da área de segurança pública sabe, que é do chamado Escritório do Crime. Porque tem gente que mata a serviço de outros no Rio de Janeiro há anos".

A cada nova revelação oficial do caso Marielle se inicia uma verdadeira “novela mexicana”, servindo muito mais a feroz disputa intestinal fascista do que mesmo a apuração de dados e provas cabais que conduzam aos verdadeiros mandantes deste hediondo crime. Nós da LBI, desde nossas modestas forças, chamamos a partir da primeira hora do covarde assassinato de Marielle e Anderson, a organização de um Tribunal Internacional totalmente independente, para apurar, julgar e punir os responsáveis pela morte dos dirigentes do PSOL. Esta tarefa se coloca como necessária para o conjunto do movimento operário, popular e democrático, ao invés de ficar reivindicando “uma apuração honesta do Estado capitalista”, à espera que suas instituições corrompidas até a medula cheguem a alguma conclusão factível e justa.

Como a LBI pontuou no dia do assassinato de Marielle, sua execução foi evidentemente operada por falanges policiais, profissionalizadas em crimes de maior complexidade. Muito bem executado e de forma bem diferenciada das execuções praticadas por meras quadrilhas de traficantes de morro em guerra com seus oponentes. Porém o atentado criminoso não foi “pensado politicamente” por seus operadores, é uma mais peça da engrenagem golpista que teve na “Lava Jato” seu centro logístico e estatal no país, mas que seguiu uma rígida "agenda" organizada pelos "falcões" de Washington: apear do governo central e retirar do PT a primazia política de uma esquerda que controla os movimentos sociais ainda com um viés da classe trabalhadora (formalmente classista), transferindo esta hegemonia para uma nova esquerda "identitária" e policlassista, como o PSOL. Foi o que vimos nas eleições municipais de 2020.

A Famiglia Marinho sempre soube que PSOL limita-se a canalizar a repulsa popular pelo assassinato de sua parlamentar nos estreitos limites de um imenso reforço eleitoral, ou seja, atos massivos mas sem nenhum corte de radicalização ou ruptura da ordem institucional. A Lava Jato e os Marinho forneceram o planejamento estratégico da conveniência conjuntural da eliminação de Marielle, a milícia paramilitar se encarregou da operação física do crime.

É óbvio que a execução de Marielle também serve como um duro "aviso" das forças policiais do RJ para que parlamentares de esquerda ou lideranças políticas não atrapalhem em seus "negócios" ou tampouco denunciem suas atrocidades contra a população negra e pobre das periferias. Esse quadro se acentuou com a gestão do morundo Witzel, que defendeu abertamente o extermínio do povo pobre e a perseguição a esquerda.

Para os Marxistas Leninistas a organização de comitês populares de autodefesa é o primeiro passo para enfrentar a sanha fascista em curso no Rio de Janeiro e em todo o país. É sintomático que logo após as claras evidências de um crime político encomendado, o deputado Marcelo Freixo reforçou sua confiança na Polícia Militar e Civil fluminense para a apuração do assassinato de Marielle. Para os Marxistas Leninistas a ampla repercussão social dada ao bárbaro assassinato de Marielle, gerando potencialmente uma latente rebeldia popular contra as instituições apodrecidas do regime da democracia dos ricos e seu governo golpista, deveria ser convertida em um chamado a ruptura com a própria institucionalidade burguesa que pretende eliminar política e fisicamente as principais referências da esquerda, sejam reformistas ou revolucionárias.

A organização de comitês populares de autodefesa é o primeiro passo desta importante tarefa. Desgraçadamente nem o PT e tampouco o PSOL adotam uma tática minimamente justa para lutar corajosamente contra a brutal ofensiva da direita neoliberal e golpista. Muito mais do que o chamado "protocolar" do PSOL feito neste momento por Freixo, é necessário a construção imediata de uma nova direção política (classista e revolucionária) para o movimento de massas, que organize a resistência direta a sanha fascista que avança em nosso país!