domingo, 6 de dezembro de 2020

PARTIDO COMUNISTA ESPANHOL(RECONSTRUÍDO): AS RUAS DE PARIS NOVAMENTE EM CHAMAS CONTRA A REPRESSÃO 

Graves incidentes acabam de estourar em Paris durante a manifestação contra o projeto de Lei Geral de Segurança. Às 16h30 deste sábado (05/12) já havia 22 detidos. O governo destacaram mais de 6.000 policiais e militares apenas em Paris. 

Mais de uma hora e meia após o início da marcha, os manifestantes incendiaram carros ao longo do percurso e dispararam projéteis contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo. 

Várias vitrines, incluindo as de um supermercado, uma imobiliária e um banco, foram danificadas pelos piquetes na Avenida Gambetta. Também atiraram fogos de artifício durante a marcha, que começou às 14h da Puerta de Lilas em direção à Plaza de la Republica.

Na França, mais de 90 manifestações estão sendo realizadas para protestar, entre outras coisas, contra o projeto de Lei Geral de Segurança, que mina a liberdade de imprensa, liberdade de expressão e liberdade de manifestação.

O projeto introduz instrumentos de vigilância estatal em massa. A desconfiança foi reforçada pela agressão policial ao produtor musical Michel Zecler, que foi gravada e exibida nas redes sociais. O governo Macron retirou o projeto, mas apenas para reformar a redação de um de seus artigos. A ação direta das massas em plena pandemia do coronavírus é claro sinal da disposição de resistência diante do Estado policial que avança sobre as liberdades democráticas mais elementares.

PCE(R)

05 de dezembro de 2020