segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

PRIMEIROS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NA VENEZUELA: O SENTIMENTO ANTI-IMPERIALISTA É O GRANDE VITORIOSO, AINDA QUE SOB A DIREÇÃO BURGUESA DO CHAVISTA PSUV

O Grande Polo Patriótico, aliança de partidos pró-Maduro, liderada pelo PSUV, ganhou as eleições parlamentares com cerca de dois terços dos votos registrados, cerca de 18% para a oposição pró-imperialista e algo em torno de 3% para a coalizão de esquerda do PCV,  contando como um comparecimento total de 31% até o momento. Foi este o resultado parcial anunciado no início da manhã desta segunda-feira (07/12) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a autoridade eleitoral da Venezuela, após 70% dos sufrágios já apurados.

Comentando o resultado das eleições, o presidente Maduro reiterou que a atual Assembleia Nacional, na qual a oposição reacionária tem maioria, foi responsável pela promoção de golpes de Estado, pedidos de intervenção militar e sanções econômicas contra o próprio país. Maduro afirmou que a Assembleia Nacional eleita "tomará posse" em paz em 5 de janeiro de 2021.

Enquanto isso, o deputado direitista Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do escritório da CIA na Venezuela, decidiu não ingressar no processo eleitoral, afirmando junto à mídia internacional que “30% do comparecimento é pura falsidade". A verdade é que a oposição pró-imperialista sofreu um duro revés neste domingo, esbarrando de frente com o sentimento de luta da população contra a sabotagem promovida pelos ianques neofascistas da Casa Branca.

É verdade que a condução do combate ao imperialismo ianque, ainda é realizada de maneira torpe pelo Chavismo, agora retrocedendo de maneira acelerada pelo governo Maduro que acentuou os vínculos do regime bolivariano com a burguesia nacional (boliburguesia). Porém o resultado do soberano sufrágio universal do povo venezuelano não deixa margem para dúvidas: o grande vitorioso foi o vivo sentimento anti-imperialista das massas.