sábado, 20 de fevereiro de 2021

ESPANHA ARDE NO QUARTO DIA DE PROTESTOS CONTRA O ENCARCERAMENTO DO RAPER COMUNISTA: LIBERDADE IMEDIATA PARA PABLO HASÉL! 

Quarta noite consecutiva de protestos na Espanha pela prisão do rapper comunista Pablo Hasél, encarcerado em uma prisão federal desde a última terça-feira por supostos crimes de “glorificação do terrorismo e insultos à monarquia”. A cidade de Barcelona é mais uma vez o epicentro dos multitudinários protestos das massas que exigem a libertação imediata do rapper, e o fim de todos os processos contra as liberdades democráticas.

Usando gás lacrimogêneo, a polícia tentou dispersar os manifestantes que estavam jogando pedras e queimando recipientes de lixo. Além da libertação de Hasél, o movimento também lançou manifestos sobre o fim da monarquia e a independência da Catalunha.

Os eventos repressivos envolvendo Pablo geraram um forte debate sobre a liberdade de expressão na Espanha. A Anistia Internacional (AI) condenou a detenção do rapper de 32 anos e a situação da liberdade de expressão no país ibérico, que hoje é governado por uma coalizão Social Democrata de “esquerda”.

Os acontecimentos de perseguição contra Pablo, também causaram crise no interior do próprio Governo espanhol. O partido Podemos, que faz parte da coalizão governista, rejeita a repressão policial, mas é contra a sublevação popular. Enquanto o Primeiro-Ministro, Pedro Sánchez (PSOE), supostamente defensor da liberdade de expressão, pede uma ação enérgica policial contra os manifestantes violentos.

É necessário continuar e intensificar com as mobilizações populares, organizando um movimento independente aos principais partidos reformistas, e que se articule a partir dos bairros proletários e dos centros de trabalho e estudo, ganhando força nas ruas e praças para acabar com a restrição das liberdades democráticas e por um fim ao regime burguês franquista, do qual Pablo é uma vítima neste momento, em companhia de muitos outros rappers, artistas e ativistas políticos detidos pelo regime de exceção.