segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

LULA E SUA DEFESA DA FRENTE AMPLA: PCO CONTA A “PIADA DO DIA” AO AFIRMAR QUE O “INGÊNUO” LULA SERIA “VÍTIMA DE UMA ARMAÇÃO” DA DIREÇÃO DO PT, DA IMPRENSA E DA BURGUESIA AO LANÇAR HADDAD PRESIDENTE

O PCO lançou diversos artigos “denunciando” que Lula vem sendo vítima de uma campanha da própria direção do PT, da imprensa e da burguesia para aceitar integrar a chamada “Frente Ampla”. No mundo fantasioso de Rui Pimenta, o “ingênuo” Lula está forçado a abrir mão de concorrer à presidência em 2022 para construir uma aliança burguesa contra a sua vontade! Nesse sentido, Causa Operária afirma “Recentemente, Lula teria declarado que Fernando Haddad seja candidato à presidência caso não viesse a concorrer. A notícia em questão foi rapidamente propagandeada pela imprensa burguesa, buscando jogar um ‘balde de água fria’ em toda militância de esquerda e no trabalhador brasileiro” (Diário Causa Operária, 08/02). Nota-se que segundo o enredo do PCO a posição de lançar Haddad não seria uma estratégia política de Lula e sim uma jogada midiática e de setores dentro do PT para impor essa posição ao ex-presidente. Não por acaso Rui alega que “As declarações que visam impulsionar Fernando Haddad surgem com a clara intenção de já promover a desistência completa da candidatura de Lula”. Desta forma, o PCO buscar eximir Lula da responsabilidade política de impulsionar ele mesmo a política em defesa da Frente Ampla, a mesma que foi aplicada com o aval do líder-mor petista nas eleições municipais de 2020 e agora na disputa da Câmara dos Deputados. 

Em seu mundo da fantasia, Rui Pimenta nos faz crer que Lula não tem nenhuma responsabilidade na decisão de lançar Haddad: “Fernando Haddad anunciou que poderá ser candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições presidenciais de 2022. Ele vai viajar pelo país para dar início à construção política da candidatura, supostamente apoiado por Lula” (DCO). Por isso, afirma “Substituir, novamente, a candidatura de Lula por Haddad significa a adaptação passiva à fraude eleitoral que está sendo organizada pela direita e pelo imperialismo. Ao fim, participar comodamente de uma eleição antidemocrática, controlada pela direita golpista, onde a maior liderança popular do país está proscrita, equivale a dar ares de legitimidade a um processo flagrantemente fraudulento e antidemocrático”. O PCO “esquece” que foi o próprio Lula que tomou essa decisão para negociar melhor com a burguesia as alinanças estaduais e o apoio do PT no segundo turno possivelmente ao tucano Dória!

Como dissemos, o chefe da cúpula petista, Lula, comunicou a Haddad na semana passada a decisão de não mais postular sua condição de candidato à sucessão presidencial de 2022, passando oficialmente para Haddad o “posto” de ser o nome do PT para a disputa contra o neofascista Bolsonaro no primeiro turno, abrindo desta forma um leque político bem mais palatável para a negociação com a Frente Ampla no segundo turno, muito provavelmente encabeçada pelo tucano João Dória e integrada pelo PDT, PSB, PCdoB, Cidadania e Rede, à semelhança do que ocorreu no apoio a Baleia Rossi na vergonhosa eleição da Câmara dos Deputados. 

O mais tragicômico é que Rui acusa o PT de trair Lula, quando todos sabem que é o caudilho petista quem controla com mão de ferro a legenda. Segundo o PCO “O PT não deveria capitular dessa forma, e sim lançar uma campanha de mobilização e agitação em torno da reivindicação de anulação dos processos e restituição imediata dos direitos de Lula” e vocifera “Substituir Lula por Haddad é assistir ao mesmo filme de 2018, que se mostrou um filme de terror. Seria sua reedição, porém agora ainda mais flagrante do que na época”.

Ao contrário dos farsantes do PCO, os Marxistas Revolucionários da LBI denunciam que as eleições sem Lula ou mesmo se tivesse a participação de Lula, como são com Haddad, são uma fraude da democracia dos ricos! O povo na democracia burguesa só pode “escolher” entre os candidatos “autorizados” pelo regime e que não convoquem a expropriação violenta do capital. Desde há muito tempo defendemos o direito de Lula ser candidato, ou de qualquer outro cidadão, apesar de denunciar que uma candidatura comunista e revolucionária jamais será admitida pelo “establishment” dominante.

Defender o direito de Lula, ou de qualquer outro cidadão brasileiro, a ser candidato a presidente não é o mesmo que defender a “democracia” como valor universal, ou avalizar seu programa de sustentabilidade do capitalismo com “face humana”. Lutamos pelas liberdades democráticas no cenário social do modo de produção capitalista. 

Entendemos a luta pelas liberdades democráticas como o direito dos Marxistas Leninistas se organizarem livremente para “conspirar” contra o próprio regime democrático, porém os comunistas na legalidade ou na clandestinidade mantém o mesmo objetivo estratégico, a tomada do poder pelo proletariado!

Ao corrupto e ultra-revisionista PCO, que empunha novamente o “Lula ou nada”, restou nas eleições passadas o melancólico papel de legitimar o circo eleitoral fraudado da democracia dos ricos e continuar sendo um apêndice do PT mesmo com Haddad em nome de derrotar a direita pela via da Frente Ampla! 

Convocamos todo o ativismo classista a levar à frente até as últimas consequências a denúncia do engodo eleitoral em torno da defesa da Frente Ampla orquestrada por Lula e Haddad, que somente prepara o terreno para o aprofundamento do golpe e a ofensiva neoliberal contra as conquistas operárias e democráticas que ainda restam no marco deste regime de exceção.