quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

GOVERNADORES DO PT ABREM O CAMINHO PARA O REAÇA DÓRIA DECRETAR TOQUE DE RECOLHER "MEIA BOCA" EM SÃO PAULO: DIREITA NEOLIBERAL E ESQUERDA DOMESTICADA DE MÃOS DADAS NA IMPOSIÇÃO DO FASCISMO SANITÁRIO QUE ATACA OS DIREITOS DEMOCRÁTICOS DOS TRABALHADORES

O governador de São Paulo, o reaça João Dória, determinou o toque de recolher "meia boca" com a restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado. O tucano usou a medida inaugurada pelos governadores petistas para fazer cópia "light" da restrição ao direito de ir e vir da população. A regra entra em vigor a partir desta sexta-feira (26) e vale até 14 de março. O cumprimento da restrição de circulação deve ser fiscalizado por uma força-tarefa comandada pela Polícia Militar. O tucano declarou que “Dado o fato de que chegamos a um recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado”. Essa medida arbitrária seria a forma de conter o avanço da “segunda onda” do coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde, uma falácia completa para justificar uma “repressão sanitária” sem precedentes históricos. O toque de recolher trata-se de uma medida absolutamente inútil pela ineficácia sanitária da sua implementação. Está demonstrado cientificamente que a melhor forma de enfraquecer o ciclo viral é justamente pela circulação das pessoas, obtendo desta forma a imunidade coletiva. Uma forma de obter uma “vacina natural”, utilizada em todos as epidemias virais do planeta, até o momento que a OMS resolveu seguir outro protocolo: o dos grandes laboratórios da Big Pharma e incrementar o negócio trilionário da vacina.

O toque de recolher tendo como pretexto o falso combate à Covid é abertamente inconstitucional, a medida só poderia ser utilizada com a decretação de Estado de Sítio no país e situações de guerra, o que não é o caso. O toque de recolher é uma medida draconiana de restrição geral de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, utilizada em situações excepcionais decretadas pelos governos burgueses. Com sua imposição retroagimos ao aberto Estado policial, pois pelas próprias regras burguesas ninguém pode ter o seu direito fundamental à liberdade violado.

O toque de recolher é uma medida com um tom marcadamente reacionária, contra as conquistas democráticas no regime burguês, e que visa apenas cercear a vida pública impondo restrições jurídicas à circulação social. Será acompanhado pelo reforço da presença policial nas ruas, um avanço repressivo e a imposição de multas e prisões a quem desafiar a proibição arbitrária dos decretos governamentais.

A situação nos hospitais públicos é caótica e toda a responsabilidade pela falta de suprimentos e medicamentos são dos governos burgueses, que se disciplinam como marionetes diante da OMS impondo o fascismo sanitário e corte de verbas, ano após ano. As medidas restritivas nada farão para mudar esta situação, que vem sendo fortemente denunciada pelo Blog da LBI.

A pandemia vem servindo para quebrar a coluna vertebral da organização política das massas, com os sindicatos (tipo a APEOESP sob o comando da Articulação) controlados pela CUT completamente paralisados e até fechados por suas direções vendidas, em um período onde a crise agônica do capital exige o máximo de extração de mais-valia e ataque as conquistas históricas dos trabalhadores. O toque de recolher reacionário não é solução para a saúde pública e sim uma medida de força para a burguesia e sua nova ordem de controle social, tanto que Dória vem atacando os professores e metroviários.

Desgraçadamente a esquerda reformista e seus governos de mãos dadas com a direita neoliberal tucana (PSDB) vem se perfilando com a repressão sanitária, apoiando as medidas de supressão de direitos democráticos e de organização política da classe operária. É o sintoma político de que estas direções traidoras já se passaram há muito tempo para o campo de classe da burguesia.