quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

MANIFESTAÇÃO CONTRA O FASCISMO SANITÁRIO DO GOVERNADOR CAMILO SANTANA (PT): NÃO AO DECRETO DO DESEMPREGO DE MÚSICOS E GARÇONS! PELA ABERTURA DOS PEQUENOS COMÉRCIOS, BARES E RESTAURANTES. POR AUXÍLIO EMERGENCIAL JÁ, ABAIXO O NEOFASCISTA BOLSONARO! ORGANIZAR OS TRABALHADORES DE FORMA INDEPENDENTE DOS PATRÕES E DA DIREITA!

Trabalhadores da música e dos bares e restaurantes além de "ambulantes" se mobilizaram na manhã desta quinta-feira (4), em frente à Assembleia Legislativa do Ceará, pedindo revisão das medidas de terror sanitário no Ceará que vem gerando uma onde de desemprego. O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na noite da terça-feira, a absurda medida que estabelecimentos comerciais que oferecem atividades econômicas não essenciais em Fortaleza só poderão funcionar até as 20h. Nos fins de semana, o serviço de alimentação fora do lar só pode abrir até as 15h. A medida vale pelos próximos 15 dias. A reivindicação dos trabalhadores é de que o decreto do desemprego seja revisto e volte a permitir o funcionamento dos estabelecimentos até as 23h. Para que a direita não controle as manifestações em curso é preciso uma pauta de luta que una reivindicações pelo retorno do auxílio emergencial já negado pelo neofascista Bolsonaro e a luta contra o decreto fascista do governador Camilo (PT), marionete da Oligarquia Gomes (PDT).

As restrições impostas pelo confinamento social do decreto do governo, ou seja “isolar as pessoas para evitar a circulação do vírus”, além de serem totalmente cretinas, não tem nenhum paralelo na história da infectologia moderna, e não são indicadas em casos de grandes surtos viróticos, ao contrário do que “martela” a mídia corporativa 24horas por dia. 

Enquanto fecha as atividades de sobrevivência de uma parte significativa da população, o governo estadual e municipal nada faz contra o “entupimento” dos transportes públicos e a falta de condições mínimas sanitárias nos bairros e conjuntos periféricos de Fortaleza.

Nesse campo da mais pura demagogia e cretinismo dos governos do PT e PDT que seguem as ordens da OMS, cresce a extrema direita com o discurso oportunista da defesa das “liberdades democráticas”, enquanto a esquerda reformista fica a gritar estupidamente por “lockdown e vacinação já!”. As medidas draconianas e inúteis contra a pandemia seguem as ordens anticientíficas da OMS à serviço da Big Pharma abre caminho para o crescimento da extrema direita que posa de defensora das liberdades.

Países capitalistas que orientaram o “confinamento rígido” foram os que colheram o maior número de óbitos na pandemia, EUA, Brasil, México e parcialmente a Índia. 

Em contraste com países que praticamente ignoraram a determinação da OMS, como a Indonésia, Paquistão, Japão, Coréia do Sul, Bielorrússia, Nicarágua, Nigéria, etc... que não adotaram o lockdown e sim restrições específicas. A Suécia, país europeu “modelo” em saúde pública condenou o confinamento social, o que recebeu um “bombardeio” violento da mídia murdochiana e dos laboratórios da Big Pharma.

A militância da LBI esteve presente na manifestação, prestando sua solidariedade aos trabalhadores em luta, apontando um programa de luta classista que tenha como eixo as reivindidações dos trabalhadores da música, bares e restaurantes, super-explorados pelo donos e proprietários dos estabelecimentos. Somente com a luta dos trabalhadores contra a exploração capitalista e o fascismo sanitário podemos vencer Camilo e Bolsonaro!